O Hospital dos Covões, em Coimbra, “entrou em rutura”, esgotando a capacidade para doentes infetados com covid-19.
Desde o fim de semana que a unidade hospitalar – que conta com nove enfermarias e uma Unidade de Cuidados Intensivos – esgotou a capacidade de receber mais doentes e está a reencaminhar os utentes para as urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Contudo, o problema não se cinge apenas à falta de camas, mas também há falta de profissionais de saúde. A situação foi denunciada por um grupo de médicos da unidade de saúde, que garante não haver clínicos suficientes nos internamentos ou nas urgências.
De acordo com os profissionais, não houve um reforço das equipas como aconteceu na primeira vaga da pandemia, o que está a provocar grandes dificuldades. Assim, os profissionais apelam, numa carta enviada à administração, que sejam realizados reforços de pessoal, sugerindo que se recorra aos clínicos que estão no outro polo do Centro Hospitalar ou que haja uma rotatividade de equipas entre os dois polos.
O conselho da administração do Hospital de Covões tem reunido para tentar encontrar uma solução para dar resposta ao aumento de afluxo de doentes, mas até ao momento não foi anunciada qualquer medida.