Portugal vai receber mais cerca de dois milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 além do que estava previsto, revela esta terça-feira a Antena 1 após apurar a informação junto do Ministério da Saúde, depois de ontem a União Europeia ter anunciado a compra de mais 100 milhões de doses deste fármaco.
Estes dois milhões de doses são, assim, a parte que pertence ao nosso país após a nova aquisição da UE. “Decidimos comprar mais 100 milhões de doses da vacina BioNTech /Pfizer, que já está a ser utilizada para vacinar pessoas em toda a UE”, escreveu no Twitter Von der Leyen, acrescentando que depois destas “mais ainda estão por vir”.
Contas feitas, e segundo a presidente da Comissão Europeia, a UE tem agora, “300 milhões de doses desta vacina, que foi avaliada como segura e eficaz“.
Recorde-se que foi a 21 de dezembro que a União Europeia deu ‘luz verde’ à vacina da Pfizer e da BioNTech, horas depois da Agência Europeia do Medicamento ter dado o seu aval à utilização desta vacina contra a Covid-19. A vacinação teve início, na maioria dos países da UE, no dia 27 de dezembro, como foi o caso de Portugal.