O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Ançã, apreendeu, no dia 12 de dezembro, armas de fogo no âmbito de violência doméstica em Coimbra.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, no seguimento de uma denúncia de violência doméstica, em que eram audíveis os pedidos de ajuda da vítima do interior da residência, os militares deslocaram-se ao local onde verificaram que uma mulher de 72 anos estava a ser assistida pelo INEM, alegadamente devido a agressões perpetradas pelo seu cônjuge, um homem de 74 anos. A vítima acabou por ser transportada para uma unidade hospitalar para tratamento médico. Após diligências policiais, foram apreendidas três espingardas de caça de calibre 12; 620 cartuchos de chumbo de calibre 12 e dez cartuchos bala de calibre 12.
O homem foi identificado, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Coimbra.
No dia anterior, a 11 de dezembro, também o Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Ançã, deteve um homem de 27 anos por posse de arma proibida no concelho de Coimbra.
No seguimento de uma denúncia de desacatos em que um homem de 58 anos estava a ser injuriado na via pública por um indivíduo, os militares deslocaram-se ao local onde verificaram que o suspeito estava alterado e com uma conduta hostil. Durante a abordagem foi detetada uma arma de calibre 6,35, sem o livrete de manifesto e com número de série apagado, tendo sido apreendida.
O indivíduo foi detido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Coimbra.