Carlos Antunes, professor e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa alertou, esta tarde, para a possibilidade de o número de casos de Covid-19, em Oliveira do Hospital, duplicar em 10 dias. No espaço de análise à pandemia na Rádio Boa Nova, o especialista verificou que o concelho regista um crescimento de número de casos de “7,5 por cento ao dia”. “Se têm 63 casos, passam para 126”, referiu.
Esta tarde, Carlos Antunes recuou ao dia 2 de dezembro, dia limite para classificar os concelhos, para lembrar que Oliveira do Hospital tinha 42 casos ativos, sendo que foram contabilizados 47, valor que reporta ao número de identificados com Covid-19 nos últimos 14 dias. “ É este indicador que conta. Provavelmente, nos últimos 14 dias há mais de 63. Isso significa que vão ter surpresas, ou seja, vão passar mais rapidamente para o nível laranja”.
O aumento verificado no concelho em 15 dias é “de 7,5 por cento ao dia”, o que significa, segundo Carlos Antunes que “há possibilidade de se duplicar o número de casos em 10 dias”. “Ou seja, passam para 126. É uma taxa de contágio e de aumento de número de casos muito elevada”, alertou.
Com 63 casos ativos, o concelho oliveirense já está com “315 infetados por 100 mil habitantes”. “Está no valor superior ao nível que foi atribuído e perto do limite dos 480. Se chegarem aos 98 infetados (nos ativos nos últimos 14 dias) passam de nível”, sublinhou Carlos Antunes, insistindo com a ideia de que Oliveira do Hospital deve “tentar evitar que o número passe os 98”.
A análise à situação epidemiológica no concelho de Oliveira do Hospital foi feita, esta tarde, no âmbito da análise à evolução da Covid-19 no país, pelo especialista Carlos Antunes. (veja vídeo em cima)