O presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, desmente em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a notícia difundida pela agência Lusa sobre o números de casos de Covid-19.
Em consequência do recente mediatismo provocado por nota da LUSA, amplamente difundida nos Órgãos de Comunicação Social, o Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, entende, por dever de verdade e correta informação, esclarecer os penacovenses.
Humberto Oliveira esclarece que “é absolutamente falsa a alusão propagada pelo senhor vereador Pedro Barbosa de que o Município emitiu um comunicado”. “Ele referiu falsamente que “foi obviamente a reprodução de comunicado de imprensa enviado pela câmara”, refere.
O autarca clarifica que “a Câmara não enviou qualquer comunicado” e que “a desinformação perpetrada pelo senhor vereador Pedro Barbosa é uma forma de tentar fazer aproveitamento do Covid-19, que temos de repudiar veementemente”.
Humberto Oliveira garante que há duas ideias erradamente propagadas pela comunicação social. Nomeadamente: “ de que eu tinha encerrado três restaurantes devido a infeção por COVID-19 e a de que Penacova tinha 65 casos ativos de COVID-19.
Humberto Oliveira esclarece “que a decisão de encerrar os três restaurantes, não foi minha”. “Foram sim, as Gerências de cada um deles que, de uma forma responsável, decidiram encerrar os seus estabelecimentos quando detetaram a existência de infetados com COVID-19, entre os colaboradores dos mesmos”
“Só à luz de um lamentável equívoco as notícias podem ter referido, erradamente, que no concelho de Penacova “há 65 pessoas com a doença”. Há, sim, desde o início da Pandemia, 70 (setenta) casos positivos (à data de 22 de setembro), aos quais há que deduzir os, felizmente, recuperados e os, infelizmente, falecidos, para aferir qual o número de casos ativos. Atualmente temos 30 casos ativos no Concelho”, explica o autarca.