O CD Tondela confirmou esta segunda-feira (10 de agosto) a contratação do espanhol Pako Ayestarán como novo treinador do clube, sucedendo assim a Natxo González no comando técnico.
O técnico, de 57 anos e natural do País Basco, assinou com a SAD tondelense um contrato válido até junho de 2021.
Pako regressa, assim, a Portugal depois de ter estado em 2008/2009 no Benfica, onde integrou a equipa técnica de Quique Flores.
Também já foi treinador-adjunto de Rafael Benítez no Liverpool, de Inglaterra, e também no Valência, de Espanha, tendo conquistado títulos com o conterrâneo espanhol como a Liga Espanhola, a Liga dos Campeões e a Taça UEFA. Pako colaborou com Benitez durante 11 épocas.
Entretanto, Pako lançou-se como treinador principal, tendo tido várias passagens pelo México (em clubes como o Pachuca, o Estudiantes Tecos e o Santos Laguna), além de uma passagem pelo Valência em 2016 e pelo Las Palmas em 2017. Em Israel, o basco foi campeão pelo Maccabi de Tel Aviv, conquistando o campeonato, a Taça de Israel e a Taça da Liga numa época.
Pako Ayestarán terá como treinador adjunto Joshe Viela e mantém ainda Pedro Taborda como treinador de guarda-redes e Ricardo Alves, responsável pela observação e análise.
“O novo timoneiro dos auriverdes já está desde a semana passada a trabalhar na preparação da nova época que tem início agendado para a próxima quinta-feira, dia 13, com a realização dos habituais exames médicos”, refere o Tondela em comunicado.
Pako Ayestarán será apresentado na terça-feira (dia 11) em conferência de imprensa marcada para as 17h00.
jornaldocentro.pt