As duas associações, rivais de séculos no Carnaval de Canas de Senhorim, uniram-se para entregar batas, cogulas, perneiras, mangas, fatos, máscaras, desinfetante de superfícies e desinfetante de ambulâncias às corporações dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, Nelas, Carregal do Sal, Cabanas de Viriato, Mangualde e Penalva do Castelo.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as associações revelam que “o material, que foi produzido por 49 costureiras pertencentes às zonas de atuação destas corporações, foi entregue em cerimónia realizada em Canas de Senhorim, que contou com a presença de elementos das seis corporações e do Comandante Distrital da Proteção Civil”.
As associações trabalham na “produção de material desde março deste ano tendo estado ligadas a outro movimento que entregou EPIs a diversas instituições, Hospitais e entidades, fabricando cerca de 9000 peças”.
Há cerca de um mês surgiu a “ideia de colaborar mais diretamente com os Bombeiros Voluntários que diariamente servem estas populações no transporte e socorro, necessitando de grande quantidade de material para o fazer em segurança”.
O Comandante Distrital da Proteção Civil, assim como os “representantes das várias corporações, agradeceram o empenho das associações e das costureiras que agarraram este projeto que culminou com a entrega de mais de 3000 peças, e mais de 3000 litros de desinfetante”.
Em Canas de Senhorim, o “Carnaval não é um evento, não é uma festa de dias nem tão pouco um desfile, em Canas de Senhorim o Carnaval é uma vida inteira”, concluem as Associações.