Mais de 100 crianças retomam, na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, aos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), quando se cumprirá mais uma etapa do retorno às escolas, após o encerramento generalizado iniciado no passado dia 16 de março.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a direção do AEOH refere que o regresso à escola para as crianças da educação pré-escolar foi precedido de um conjunto de preparativos que pretendem garantir que todo o serviço prestado decorra num ambiente que assegure o máximo de condições de higiene e de segurança.
Ao longo da última semana, todos os técnicos que irão prestar serviço na educação pré-escolar (educadoras e pessoal auxiliar) receberam formação assegurada pela Unidade de Saúde Pública de Oliveira do Hospital sobre medidas de proteção e submeteram-se à realização de testes de despiste do covid. Num processo preparado em articulado com a Câmara Municipal, foram ainda efetuadas vistorias pela equipa do Gabinete de Gestão Covid-19 e elaborados planos de contingência para os 15 estabelecimentos de educação pré-escolar que irão reabrir portas.
Para o dia 1 de junho, o Agrupamento de Escolas tem contabilizadas 100 crianças cujas famílias sinalizaram a intenção de regressar à escola, correspondendo a cerca de 50% do total que as frequentavam na altura do encerramento. Para as restantes está já definida a continuidade do plano de ensino à distância que vigorou desde 16 de março, assegurando o envio semanal aos encarregados de educação de planificações com atividades para serem desenvolvidas em família e a respetiva monitorização. Ao todo, mais de uma centena de crianças continuarão a ser abrangidas por esta modalidade de aprendizagem que pretende assegurar que a educação pré-escolar chegará a todos.
Foto: Arquivo Rádio Boa Nova