O Camião da Esperança, uma iniciativa da TVI, da Rádio Comercial e da Galp, vai estar amanhã, dia 6 de maio, no parque do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital a realizar testes de despistagem à Covid-19.
O Camião chega a Oliveira do Hospital por iniciativa da Delegada de Saúde Pública, Guiomar Sarmento que, desde o primeiro momento, contou com o apoio do Município de Oliveira do Hospital.
Em declarações à Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento referiu que amanhã serão testados cerca de 200 profissionais de risco, ou seja, que estão mais expostos ao possível contágio do vírus. Serão testados elementos do Centro de Saúde, Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Bombeiros Voluntários (Oliveira do Hospital e Lagares da Beira), GNR e Proteção Civil Municipal.
De acordo com a responsável, os testes de rastreio são pelo método de zaragatoa, vão decorrer ao longo do dia de amanhã e serão realizados mediante apresentação de prescrição médica, uma gestão feita pela Delegada de Saúde Pública.
Quanto aos resultados, serão divulgados à Delegada de Saúde e à própria pessoa que realize, entre 48 a 72 horas. Os testes são analisados pela equipa do Camião, constituída por quatro médicos, quatro enfermeiros, dois administrativos e um motorista.
“O Camião da Esperança é uma viatura totalmente equipada com instalações adequadas, material médico-cirúrgico e equipamento de proteção individual para todos os profissionais envolvidos. Percorrerá vários municípios do interior até ao dia 19 de maio, com uma equipa de especialistas preparada para informar, cuidar e testar os habitantes destes territórios. A responsabilidade técnica da ação é assegurada pela Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, que articula com a Autoridade de Saúde a identificação de focos prioritários, procedimentos de rastreamento e atuação, sempre com o envolvimento dos responsáveis municipais. Os utentes que são identificados previamente pela ARS realizam os testes nas instalações do Camião da Esperança. A operacionalidade do Camião da Esperança é da responsabilidade da GlobalSport”, refere a organização.
O Camião da Esperança é promovido pela GALP, TVI e Rádio Comercial, em parceria com a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Planetiers, Sabseg, Unilabs e GlobalSport.