Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em entrevista no noticiário das 12h00 na Rádio Boa Nova (via skype) adiantou…
… que a escola planificou um grupo de ações e metodologias para os alunos no 3º período escolar que iniciou esta semana.
O responsável destacou o projeto “Estudo em Casa” que arranca na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, a partir da TV, no canal RTP Memória, e apelou aos encarregados de educação para acompanhem os seus filhos, quer no manuseamento dos computadores ou outros equipamentos, quer também no incentivo, para que os alunos não esmoreçam, nem percam o ritmo de estudo. Carlos Carvalheira apelou a “um esforço redobrado” por parte de toda a comunidade educativa.
Para que todos os alunos possam ter acesso às plataformas de ensino à distância, o diretor disse estar a decorrer a campanha “AEOH está ON” que visa a angariação de computadores, pen’s e outros equipamentos. Destacou o empenho que está a ser demonstrado pela Câmara Municipal, presidentes de Junta de Freguesia, Associações de Pais neste processo de facilitar o acesso de equipamentos e de internet a alunos que não dispunham desses meios.
No âmbito da “Escola inclusiva”, Carlos Carvalheira” assegurou que “nenhum aluno pode ficar para trás”. “Todos temos que nos ajudar”, observou o responsável, não escondendo que “há lacunas” que é preciso ultrapassar.
Aos alunos do 12º ano, Carlos Carvalheira deixou duas palavras: “motivação e ambição”. “É uma variante que nos preocupa bastante”, frisou o responsável, notando que ainda não é certo se haverá ou não aulas presenciais para estes alunos.
Concluiu verificando que “estamos aqui para servir e para ajudar”. “Queremos que os nossos alunos atinjam os seus objetivos”.
Neste processo de ensino à distância, Carlos Carvalheira destacou a capacidade de adaptação dos professores à nova realidade.
No Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, cerca de 2050 alunos (ensino básico e secundário) vão beneficiar de ensino à distância no 3º período escolar. No que respeita ao ensino pré-escolar, com 210 alunos, os educadores vão estabelecer contactos regulares com os encarregados de educação com o objetivo de serem dadas algumas orientações.