O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital sofreu uma reorganização dos seus espaços e funcionamento, no âmbito do Estado de Emergência, de forma a estar preparado para dar resposta a possíveis casos de Covid-19 que possam surgir no concelho.
De acordo com informações disponibilizadas na página da internet da unidade de saúde, “foram definidos, nesta fase, procedimentos de receção e encaminhamento de utentes (entrada e saída) na unidade; foram reorganizados os espaços e definidos os locais para as consultas tipo (situação aguda, doença respiratória, crianças e grávidas); foram criadas salas de isolamento específicas para doentes com suspeita de infecção com Covid-19; na recepção de entrada e em todos os atendimentos dos Secretários Clínicos e Médicos (sede e extensões), foram colocados separadores em acrílico e foi colocada sinalética no piso para melhor orientação dos utentes”.
Os utentes que se desloquem ao Centro de Saúde serão atendidos na entrada do mesmo, no espaço exterior, e depois encaminhados para os respetivos espaços. A unidade encontra-se, agora, divida em duas partes. Na “linha verde”, lado esquerdo do Centro Saúde, realizam-se as consultas de intersubstituição, vacinação e cuidados de enfermagem. A “linha vermelha”, lado direito da unidade, destina-se exclusivamente a pessoas com sintomas de doença respiratória e suspeita de infeção com Covid-19.
A consulta de Preparação para o Parto tem sido feita por videoconferência em grupo. Também responsáveis do Centro de Saúde, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Fundação Aurélio Amaro Diniz e Saúde Pública têm reunido por videoconferência, debatendo medidas para prevenir o contágio de Covid-19 no concelho.
O Centro de Saúde salienta ainda que “estas e outras soluções de adaptação, só foram possíveis com a importante colaboração do Município de Oliveira do Hospital”, responsável pela colocação de um toldo na entrada da unidade, instalação de um “contentor” para instalação e desinfeção de pessoal e oferta de material de proteção como luvas e batas descartáveis.
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Oliveira do Hospital (UCSPOH) agradece ainda à SONAE por contribuir com a oferta de dez kit’s de Equipamento Protecção Individual, assim como ao restaurante “Casa dos Fragos” pela oferta de dezaseis viseiras. A Clínica INMED ofereceu ainda as fitas indicadoras/sinalética.
De referir que, a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de março, a UCSPOH atualiza os procedimentos, com as extensões de saúde no concelho (Alvôco das Várzeas, Avô, Aldeia das Dez, Nogueira do Cravo, Seixo, Lagares da Beira e Ervedal da Beira) a encerrarem. Devido ao Plano de Contingência, os utentes/ doentes devem dirigir-se, sempre, à sede do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.
Também a partir de segunda feira a extensão de Nogueira do Cravo só funcionará em exclusivo e com programação médica, em consultas de vigilância de Saúde Materna, Grávidas e Saúde Infantil. Todo os outros serviços terão de ser sempre tratados na sede, de preferência por via telefone ou e-mail.
Não é permitida a permanência de acompanhantes para dentro da unidade como medida de prevenção, com exceção de motivo extremamente necessário e justificado.
No que diz respeito a receitas médicas, as mesmas devem ser solicitadas nas Juntas de Freguesia, na Sede da UCSPOH, e-mail (ucsp.ohospital@arscentro.min-saude.pt) ou via telefónica (238 600 250) e depois receberá a respetiva receita no seu telemóvel. Brevemente estarão disponíveis mais linhas e acessos telefónicos e outros meios alternativos de contactar o Centro de Saúde.
Ainda no dia de ontem, 26 de março, foi realizada a higienização de todo o interior da UCSP – Sede em Oliveira do Hospital, com a colaboração do município oliveirense
O objetivo e principio base é, que se desloque ao Centro de Saúde só mesmo em caso de necessidade.
Para quaisquer dúvidas contacte 238 600 250 ou através do endereço ucsp.ohospital@arscentro.min-saude.pt. Poderá falar com responsáveis ou com o seu médico via chamada telefónica ou, eventualmente, por vídeo chamada. Caso tenha sintomas de Covid-19 e não consiga contactar a Linha SNS 24, pode ligar para o Centro de Saúde, onde lhe darão as indicações necessárias.