Viseu vai ter um dos cinco centros regionais da Proteção Civil do país, que nas contas do Governo devem entrar em funcionamento até final de março. O anúncio foi feito pelo Ministro da Administração Interna (MAI).
“Pelas características de localização, pelas ligações que tem no âmbito da região centro, pela proximidade a áreas em que se manifestam riscos significativos pela estrutura que já hoje temos de localização de um polo significativo de resposta aérea é o local adequado para a localização desse comando regional da região centro”, justificou Eduardo Cabrita.
Viseu é o terceiro comando regional a ser anunciado, depois de o Governo ter dado a conhecer o de Almeirim para o comando de Lisboa e Vale do Tejo e, em Loulé, para a coordenação do Algarve, ficando a faltar conhecer ainda o local de dois centros operacionais.
Eduardo Cabrita explicou que, após a designação dos comandantes regionais de operações de socorro, “irão desenvolver-se a criação de estruturas coordenadas que envolvam, neste caso, todas as áreas da região centro, numa resposta conjunta e adequada que permita a deslocação de meios dentro da região em função das prioridades”.
O ministro da Administração Interna falava aos jornalistas em Viseu, no fim da cerimónia de assinatura, com a Câmara Municipal, do alargamento do contrato local de segurança que, além de reforçar o do centro histórico da cidade, também alarga a bairros periurbanos do concelho.
Foto: Jornal do Centro