Júlio Mendes é um dos rostos da associação designada por PIDS e que se traduz no “Plano de Intervenção e Dinâmica da Freguesia de Seixo da Beira”.
Em data recente abriu as portas da renovada sede, antiga escola primária da Sobreda, à Rádio Boa Nova para mostrar as obras feitas, mas também a importância que o PIDS tem no território da freguesia de Seixo da Beira.
O PISD conta já com quatro anos de atividade, com início na pré-escola das Seixas. Há dois anos, já na escola primária da Sobreda, recebeu a visita do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebolo, no âmbito do roteiro da federação distrital.Agora a sede do PIDS, a antiga escola da Sobreda está mais bonita e mais moderna. No passado dia 29 de abril, os jovens inauguraram as obras que aconteceram ao abrigo da linha de financiamento do “Fundo Recomeçar” da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. “Temos também aproveitado as linhas de apoio ao associativismo juvenil. O nosso sucesso depende do empenho dos jovens”, referiu Júlio Mendes, referindo que até agora a o PIDS já promoveu cera de 20 eventos muito grandes, do qual se destaca o desfile de carnaval.
A requalificação da sede representou um investimento de 9440 Euros , apoiados a 70 por cento pelo Fundo Recomeçar que assegurou o montante de 6440 Euros . A Câmara Municipal apoiou a obra com dois mil Euros e o PIDS suportou os restantes mil Euros.
À Rádio Boa Nova, Júlio Mendes, contou que a constituição do PIDS resultou da vontade de um conjunto de jovens da freguesia. “Em vez de estarmos sempre a reclamar, fomo-nos juntando” , referiu, notando que o PIDS está aberto à entrada de novos jovens. “O critério é ser da freguesia e ter mais de 18 anos”, informou.
“Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”
Com formação em psicologia, Júlio Mendes enaltece o potencial da freguesia de Seixo da Beira, que é privilegiada em vários sentidos, sobretudo pelo seu posicionamento geográfico. “Estamos a 15/ 20 minutos de uma linha férrea, a 25 minutos de uma auto-estrada. Também temos que acreditar na potencialidade das pessoas da freguesia e aproveitar os recursos humanos para trabalhar pelo desenvolvimento da freguesia”. Acredita, por isso. que os elementos do PIDS, 23, “enquanto jovens temos que ser o veículo de poder fazer mais”. O que se ganha? “É o convívio e o fortalecer laços”, regista Júlio Mendes.
A provar a atividade do PIDS estão as várias iniciativas que vão acontecendo, destacando-se já no próximo dia 7 de junho, a Noite de Fados e no dia 8 o Festival no Parque de Nª Srª Estrela, no âmbito do programa “Seixo da Cultura”. Nos dias 13 e 14 de julho, acontece o já conhecido “Torneio 24 horas” no polidesportivo da Cordinha.
Através da ação do PIDS, os jovens pretendem dar vida à freguesia de Seixo da Beira e potenciar a fixação de jovens neste território. “Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”, rematou.