Marcelo Rebelo de Sousa concretiza a vontade de António Dias e no sábado, pelas 11h00, vai presidir à inauguração do Museu do Azeite, na aldeia da Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital.
O sonho do empresário concretizou-se em Dezembro do ano passado com a abertura do espaço, e a “azeitona” no topo do bolo chega com a inauguração oficial que «é para nós muito importante porque é uma mais-valia para o Museu», explicou o mentor do projeto.
Esta inauguração proporciona-se pela deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao concelho de Oliveira de Hospital por altura da Feira do Queijo Serra da Estrela, que decorre este fim-de-semana. A paixão pelo azeite levou António Dias, produtor desde 1986, a colecionar anos a fio peças de lagares antigos e rapidamente percebeu que tinha em mãos verdadeiras relíquias que se poderiam perder no tempo e cair no esquecimento.
Foi então que decidiu “deitar mãos-à-obra” e a sua imaginação e espírito empreendedor resultaram no edifício – que é em si uma obra de arte pela forma que apresenta, como se de um ramo de oliveira gigante se tratasse, da autoria do arquiteto Vasco Teixeira – que integra as diversas peças que contam a história do azeite, com mais de dois mil anos, mantendo, assim, a memória e tradições de um povo ligado à produção do azeite.
Fonte: Diário de Coimbra