“Alvoco”, uma curta-metragem documental realizada por Tiago Cerveira e Luís Antero, naturais de Oliveira do Hospital, conquistou o primeiro lugar no concurso organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
Este é “um filme que navega pelo território de montanha do Vale da Ribeira de Alvoco, nos concelhos de Seia e Oliveira do Hospital”, contam os realizadores.
“Percorremos, juntos, os seus socalcos, ouvimos o murmurar generoso das suas águas, escutamos as histórias da sua vivência e olhamos a sua paisagem, no vale que se constrói a partir da mãe d’água”, referem.
Tiago Cerveira e Luís Antero consideram que “Alvoco é um rio de história, de saberes ancestrais, de vivências coletivas, de um riquíssimo património material e imaterial que tentamos espelhar através da arte do som e da imagem”.
Esta obra surge no seguimento do trabalho de recolha e tratamento audiovisual que esta dupla, desde 2013, tem desenvolvido naquele vale e que agora foi reconhecido a nível nacional com a atribuição deste prémio.