Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, no passado dia 28 de dezembro, um Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto, conhecido veterinário, natural da Freguesia de Meruge, no concelho oliveirense.
Vicente da Costa Pinto, que foi “civicamente empenhado”, assumindo “os valores da democracia e da liberdade”, faleceu no passado dia 22 de dezembro aos 94 anos (1 de maio de 1924).
Através do voto de pesar com que expressa “sentidas condolências” à família de Vicente da Costa Pinto, a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital recordou o seu percurso profissional, nomeadamente a “intensa atividade como médico veterinário” e o facto de ter sido nomeado Diretor Regional de Agricultura da Beira Litoral em 1977.
No início dos anos 80, o prestigiado médico veterinário foi incumbido de proceder à elaboração do Programa da Ovinicultura para a área de produção do Queijo Serra da Estrela onde começou a colaborar com a ANCOSE- Associação Nacional de Ovinos Serra da Estrela.
Tendo sido um dos fundadores da Confraria Queijo Serra da Estrela, Vicente da Costa Pinto “teve um grande protagonismo na área e esteve sempre intimamente ligado a todo o processo de preservação e evolução de um dos mais afamados tesouros gastronómicos de Oliveira do Hospital e de toda a região- o Queijo Serra da Estrela”.
Recorde-se que, no feriado municipal de 2015, foi homenageado através da atribuição da Medalha de Mérito do Município, “em consequência do seu trabalho em prol da Agricultura e do desenvolvimento rural”.
Também antes da Ordem do Dia, Aníbal Correia, presidente da Junta de Freguesia de Meruge, propôs igualmente o Voto de Pesar em nome da Junta que lidera. Para Aníbal Correia, o Voto de Pesar representa o agradecimento pelo “ilustre cidadão” que “procurou sempre que a sua terra não ficasse fora das oportunidades de obtenção de meios do Estado propiciadores de desenvolvimento”. “O notável percurso de vida cívica e profissional de Vicente da Costa Pinto é um exemplo maior que honra a Freguesia de Meruge, o concelho de Oliveira do Hospital e o Portugal nascido do 25 de abril de 1974”, pode ler-se no Voto de Pesar.
Beatriz Cruz