A terceira edição desta experiência da cidadania participativa ao nível das escolas do concelho de Seia ficou marcada pelo forte envolvimento da comunidade escolar nesta fase decisiva, reunindo o maior número de votantes de sempre.
Ao todo, a plataforma do Seia Participa registou o triplo das votações comparativamente às edições anteriores.
A votação, que também foi aberta à comunidade, sagrou quatro vencedores, dos sete projetos propostos.
“Brincar ao Ar Livre c/+ Conforto II”, com vista à colocação de relva artificial na Escola de Tourais-Paranhos, foi a proposta mais votada (572 votos), seguindo-se o projeto para a transformação de espaços do logradouro da EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho em locais de convívio e de aprendizagem – “Aprender na e com a Natureza” (539 votos). “Aprende e Brinca na Escola de Santiago”, que pressupõe a aquisição de equipamento diverso para criação de um espaço lúdico/pedagógico reuniu 462 votos e a proposta para a colocação de uma cobertura exterior na entrada/saída no portão principal da Escola Secundária de Seia -“Projeto Guarda-Chuva”- obteve 457 votos.
Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que o Orçamento Participativo Escolar destina cinco mil euros a cada um dos projetos vencedores, num total de 20 mil euros. Trata-se de um incentivo ao envolvimento dos alunos nas decisões que afetem os seus interesses e os da escola, fomentando o espírito cívico e o sentido democrático nos mais novos.