Cerca de 250 alunos regressaram, ontem, às instalações da Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.
A esta altura, a direção espera “que seja um regresso feliz e que se possa prolongar até ao final do ano letivo” e considera que “é um regresso há muito esperado pelos alunos, professores e pela própria escola”.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional nos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, afirmou que “o ensino só faz sentido desta forma presencial”. “A essência da escola é mesmo esta: é a presença e o convívio”.
Segundo o responsável, três alunos da escola sede de Oliveira do Hospital não regressaram às aulas presenciais, uma vez que dois se encontram infetados com covid-19 e um está em isolamento profilático.
No que diz respeito à testagem dos alunos, Daniel Costa confessa que gostaria que tivessem sido testados antes do regresso, nomeadamente na passada sexta-feira mas, até ao momento, não teve indicações “por parte da tutela”. “Continuamos a aguardar indicações para que eles possam ser testados, porque isso poderia permitir uma maior prevenção”, justificou.
À Rádio Boa Nova, o presidente revelou ainda que 98% dos profissionais da Eptoliva, entre professores e funcionários, já estão vacinados com a primeira dose da vacina. “Isso também nos dá algum conforto. Esperemos que, agora, da parte dos alunos, as coisas também corram bem”, concluiu.