Sexta-feira, Abril 8, 2022
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação / Destaques
  • Contactos
Rádio Boa Nova - De Oliveira do Hospital para todo o mundo.
  • Início
  • Informação
  • Desporto
  • Notícias de Oliveira
  • Notícias de Tábua
  • Região
  • PODCASTS
  • Mais
    • Politica
    • Cultura
    • Vídeos
    • Programas
    • Nacional
    • Educação
    • Opinião
    • Sociedade
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova - De Oliveira do Hospital para todo o mundo.

20 anos: Presidente da ESTGOH defende construção de novas instalações e residência para estudantes

11 de Novembro, 2021
em Informação, Destaque, Educação, Última Hora
min leitura6 min
20 anos: Presidente da ESTGOH defende construção de novas instalações e residência para estudantes
16
PARTILHAS
176
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

A presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) defendeu, ontem à tarde, a construção de um novo edifício para escola, bem como de uma residência para estudantes. Para o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a escola não deve sair da cidade.

blank

Na cerimónia que assinalou o início das comemorações dos 20 anos da ESTGOH, que decorreu no auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, Vera Cunha considerou que é premente “a construção de um novo edifício adaptado às exigências da formação ministrada, equipado com laboratórios, com um auditório com capacidade mínima de 100 lugares e de outras estruturas de apoio adequadas ao funcionamento da ESTGOH”.

A responsável identificou ainda “outra necessidade da escola” que é a construção de uma “residência para estudantes”. Vera Cunha disse, contudo, saber que “quer o presidente da Câmara Municipal, quer o presidente do Politécnico de Coimbra, aqui presentes hoje, estão a encetar os esforços para que isso aconteça”. Na presença dos “ilustres convidados”, a presidente da ESTGOH partilhou a convicção de que a escola deve “agarrar o presente e projetar o futuro”.

Leia também

Centro: ASAE apreende mais de 56 toneladas de bacalhau considerado “não seguro”

Centro: ASAE apreende mais de 56 toneladas de bacalhau considerado “não seguro”

8 de Abril, 2022
Desporto: ADN desce de divisão. FCOH continua no campeonato nacional (notícia atualizada)

Calendário desportivo do fim-de-semana

8 de Abril, 2022

A ESTGOH iniciou as suas atividades no dia 5 de novembro de 2001. Duas décadas passadas, Vera Cunha assegura que a escola dispõe de “massa crítica com experiência e idoneidade que garante um ensino de excelência e produção de conhecimento adapotado à exigências o nosso tempo”.

Em 20 anos a escola “cumpriu a sua missão e objetivos estratégicos no que respeita à qualidade do seu corpo docente e do ensino que ministra”. A presidir aos destinos da ESTGOH, Vera Cunha garantiu que a sua equipa tem consciência do que a escola significa para o concelho e para a região, a dimensão social e cientifica”. “É tempo de olhar o futuro e procurar implementar os compromissos assumidos por esta presidência”, vincou.

Na cerimónia comemorativa, que é reveladora da força que a Escola mantém após 20 anos, o presidente do Município de Oliveira do Hospital não deixou de lembrar que a ESTGOH foi “um dos dossiês mais difíceis da governação dos executivos presididos por José Carlos Alexandrino.

blank

 “Não podemos deixar apagar a memória, na verdade esta escola esteve à beira do encerramento e foi graças à nossa capacidade de luta coletiva, muita determinação e muitos quilómetros percorridos que, hoje, temos uma ESTGOH mais consolidada e com mais alunos”. “De facto houve quem de tudo fizesse para subtrair, levar a ESTGOH de Oliveira do Hospital com a tentativa de transferir alguns cursos e alunos para outros estabelecimentos de ensino” que, segundo o autarca oliveirense, foi impedida por uma estratégia de concertação de esforços políticos e institucionais. Rolo recordou o envolvimento do próprio ministro Mariano Gago que numa reunião garantiu “vão descansados que ninguém toca na escola”.

Sobre o futuro, José Francisco Rolo deixou claro que a Câmara Municipal “é e será sempre um parceiro privilegiado da ESTGOH”. Informou que com o presidente do IPC, tem vindo a trabalhar para “desenhar o plano estratégico para o desenvolvimento e consolidação da ESTGOH”.

“As futuras instalações da ESTGOH são o dossiê que está atualmente em cima da mesa. A Câmara Municipal fará parte da solução”, afirmou, clarificando eu “até há bem pouco tempo”, a Câmara não poderia ter pensado em construir nas novas instalações, porque a “escola estava a ser posta em causa”.

No horizonte está “um plano de futuro para a escola, para servir os alunos, os docentes e toda a comunidade educativa, e onde se insere uma resposta para o alojamento de estudantes. “Ainda recentemente, o Dr. Jorge Conde anunciou que existe já um projeto para concorrer aos fundos PRR ,que consiste na criação de uma residência para 150 alunos em Oliveira do Hospital”, informou. Para o autarca é também, “importante construir pontes para a investigação, inovação e conhecimento aplicada às necessidades do território, valorizando também o papel da incubação e da BLC3 e do nosso tecido empresarial, como parceiro estratégico neste percurso que queremos conjunto”.

“As escolas quando não centrais afastam estudantes e a última coisa que queremos é afastar estudantes”

blank

O trabalho em sintonia com o IPC, foi confirmado pelo presidente Jorge Conde, que, ainda assim, considerou que o processo das novas instalações não está a andar ao “ritmo que gostaria”, já que em setembro do próximo ano, queria estar já a inaugurar a nova escola e “com um ano de atraso”, porque a ESTGOH já atingiu um número de alunos que não cabe nas atuais instalações.

“Mas estamos a trabalhar nisso e a dar passos nesse sentido”, avançou Jorge Conde, para quem “a escola deve fazer cidade”, defendo que “a escola não se pode afastar do centro da cidade”. “Hoje temos uma escola a 20 metros da praça central de Oliveira do Hospital e tudo o que ultrapasse 100 metros é longe. As escolas quando não centrais afastam estudantes e a última coisa que queremos é afastar estudantes”, frisou. Jorge Conde garantiu também que, em matéria de alojamento “estamos a trabalhar nesse sentido, temos identificado o sítio onde gostaríamos de fazer o alojamento e vamos, com certeza concorrer, ao PRR para alojamentos estudantis, este mês” com a possibilidade de adquirir um imóvel e de o transformar numa residência de 150 camas”.

Na ocasião, Jorge Conde considerou ainda que, o que respeita à oferta formativa, a ESTGOH tem cursos a mais, verificando que “muitos cursos não significam solidez, antes pelo contrário”. Na opinião do responsável, a “ESTGOH deve ter mais alunos encaixados em grandes cursos e não é só a ESTGOH, é todo o IPC”.

“A consolidação do corpo docente pela fixação de professores e eliminação da precariedade e promoção dos que estão em condições de ser promovidos”, foi também apreciada pelo presidente do IPC.

blank

De modo geral, Jorge Conde, considera que a ESTGOH é determinante para a consolidação e fixação de saber e de empresas na região. “Se precisamos que a região se desenvolva, precisamos de desenvolver a ESTGOH, de garantir que somos capazes de trazer estudantes para Oliveira do Hospital e fixar alunos. Estamos num território de baixa densidade e queremos ajudar a ultrapassar esse problema”, defendeu.

Na cerimónia ontem realizada, a ESTGOH, presidida por Vera Cunha, prestou a homenagem aos anteriores diretores e presidentes da escola: Francisco Neves, Nuno Fortes, Jorge Almeida e Carlos Veiga.

No final, cantaram-se os parabéns à escola e brindou-se ao seu sucesso. As comemorações dos 20 anos da escola decorrem até maio de 2022 com a realização de várias iniciativas.

Anterior

Covilhã: Homem detido em flagrante por tráfico de estupefacientes

Seguinte

Sábado é dia da Mostra Da Nossa Terra

Seguinte
Sábado é dia da Mostra Da Nossa Terra

Sábado é dia da Mostra Da Nossa Terra

PJ  deteve um homem suspeito dos crimes de pornografia de menores e  tráfico de estupefacientes

GNR detém cinco pessoas por furtos a lares de idosos

Pub

blank

DESCARREGUE A NOSSA APP

blank blank
blank
blank

Pub

blank
blank
blank
blank
blank
blank
blank

Pub

blank

Pub

blank
blank
blank

Opinião

edit post
Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  
Última Hora

Opinião: “Notas soltas sobre a guerra da Ucrânia”

por redacao
7 de Abril, 2022
0

No espaço de Opinião na Rádio Boa Nova, Luís Filipe Torgal apresenta o artigo “Notas soltas sobre a guerra da...

Ler mais
edit post
Quando Deve Fazer Uma Consolidação de Créditos?

Quando Deve Fazer Uma Consolidação de Créditos?

7 de Abril, 2022
edit post
Opinião: A importância de recuperar a calma e a serenidade nos dias de hoje

Opinião: Bem-vinda Primavera, época das alergias!

20 de Março, 2022
edit post
Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Opinião: “Winter on fire: Ukraine’s fight for freedom”

11 de Março, 2022

Pub

blank
blank

Pub

blank

AS MAIS LIDAS

  • edit post
    Teto falso da urgência de Leiria cede e obriga à retirada de doentes

    Jovem de 18 anos morre em Leiria. Há suspeita de praxe académica

    847 partilhas
    Partilhar 339 Tweetar 212
  • Lagares da Beira continua sem médico de família. Junta de Freguesia pondera novas formas de luta

    3806 partilhas
    Partilhar 1522 Tweetar 952
  • Novo espaço Vera Ferreira Cabeleireiros com “conceito diferente” em Oliveira do Hospital

    47 partilhas
    Partilhar 19 Tweetar 12
  • Forno do Senhor volta a dinamizar Travanca de Lagos

    40 partilhas
    Partilhar 16 Tweetar 10
  • Chuva coloca seis distritos sob aviso amarelo

    39 partilhas
    Partilhar 16 Tweetar 10
  • Condutora que fugiu após atropelamento mortal, em Soure, entregou-se à GNR

    27 partilhas
    Partilhar 11 Tweetar 7

PODCASTS

blank
blank
blank
blank

JMJ Lisboa 2023

blank

As mais recentes

edit post
Centro: ASAE apreende mais de 56 toneladas de bacalhau considerado “não seguro”

Centro: ASAE apreende mais de 56 toneladas de bacalhau considerado “não seguro”

8 de Abril, 2022
edit post
Desporto: ADN desce de divisão. FCOH continua no campeonato nacional (notícia atualizada)

Calendário desportivo do fim-de-semana

8 de Abril, 2022
edit post
Violador de Arganil condenado a cinco anos e meio de prisão

Dois suspeitos de furtos e roubos na Figueira da Foz ficam em prisão preventiva

8 de Abril, 2022
edit post
Tábua regista 72 casos ativos de Covid-19

Tábua regista 72 casos ativos de Covid-19

8 de Abril, 2022
edit post
Dois detidos por furto de máquina de tabaco em Montemor-o-Velho

Seia: GNR deteve cinco suspeitos por alegado tráfico de estupefacientes

8 de Abril, 2022
edit post
Politécnico de Coimbra reconhecido com Selo Healthy Workplaces 2022

Politécnico de Coimbra reconhecido com Selo Healthy Workplaces 2022

8 de Abril, 2022
blank

Os nosso livros

blank

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5
Fax/ 238605201 radioboanova1002@gmail.com

radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação / Destaques
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Início
  • Informação
  • Desporto
  • Notícias de Oliveira
  • Notícias de Tábua
  • Região
  • PODCASTS
  • Mais
    • Politica
    • Cultura
    • Vídeos
    • Programas
    • Nacional
    • Educação
    • Opinião
    • Sociedade

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design