Quarta-feira, Julho 2, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

20 anos: Presidente da ESTGOH defende construção de novas instalações e residência para estudantes

redacao por redacao
11 de Novembro, 2021
em Informação, Destaque, Educação, Última Hora
Reading Time: 6 mins read
A A
20 anos: Presidente da ESTGOH defende construção de novas instalações e residência para estudantes
110
PARTILHAS
1.2k
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

A presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) defendeu, ontem à tarde, a construção de um novo edifício para escola, bem como de uma residência para estudantes. Para o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a escola não deve sair da cidade.

Na cerimónia que assinalou o início das comemorações dos 20 anos da ESTGOH, que decorreu no auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, Vera Cunha considerou que é premente “a construção de um novo edifício adaptado às exigências da formação ministrada, equipado com laboratórios, com um auditório com capacidade mínima de 100 lugares e de outras estruturas de apoio adequadas ao funcionamento da ESTGOH”.

A responsável identificou ainda “outra necessidade da escola” que é a construção de uma “residência para estudantes”. Vera Cunha disse, contudo, saber que “quer o presidente da Câmara Municipal, quer o presidente do Politécnico de Coimbra, aqui presentes hoje, estão a encetar os esforços para que isso aconteça”. Na presença dos “ilustres convidados”, a presidente da ESTGOH partilhou a convicção de que a escola deve “agarrar o presente e projetar o futuro”.

A ESTGOH iniciou as suas atividades no dia 5 de novembro de 2001. Duas décadas passadas, Vera Cunha assegura que a escola dispõe de “massa crítica com experiência e idoneidade que garante um ensino de excelência e produção de conhecimento adapotado à exigências o nosso tempo”.

Em 20 anos a escola “cumpriu a sua missão e objetivos estratégicos no que respeita à qualidade do seu corpo docente e do ensino que ministra”. A presidir aos destinos da ESTGOH, Vera Cunha garantiu que a sua equipa tem consciência do que a escola significa para o concelho e para a região, a dimensão social e cientifica”. “É tempo de olhar o futuro e procurar implementar os compromissos assumidos por esta presidência”, vincou.

Na cerimónia comemorativa, que é reveladora da força que a Escola mantém após 20 anos, o presidente do Município de Oliveira do Hospital não deixou de lembrar que a ESTGOH foi “um dos dossiês mais difíceis da governação dos executivos presididos por José Carlos Alexandrino.

 “Não podemos deixar apagar a memória, na verdade esta escola esteve à beira do encerramento e foi graças à nossa capacidade de luta coletiva, muita determinação e muitos quilómetros percorridos que, hoje, temos uma ESTGOH mais consolidada e com mais alunos”. “De facto houve quem de tudo fizesse para subtrair, levar a ESTGOH de Oliveira do Hospital com a tentativa de transferir alguns cursos e alunos para outros estabelecimentos de ensino” que, segundo o autarca oliveirense, foi impedida por uma estratégia de concertação de esforços políticos e institucionais. Rolo recordou o envolvimento do próprio ministro Mariano Gago que numa reunião garantiu “vão descansados que ninguém toca na escola”.

Sobre o futuro, José Francisco Rolo deixou claro que a Câmara Municipal “é e será sempre um parceiro privilegiado da ESTGOH”. Informou que com o presidente do IPC, tem vindo a trabalhar para “desenhar o plano estratégico para o desenvolvimento e consolidação da ESTGOH”.

“As futuras instalações da ESTGOH são o dossiê que está atualmente em cima da mesa. A Câmara Municipal fará parte da solução”, afirmou, clarificando eu “até há bem pouco tempo”, a Câmara não poderia ter pensado em construir nas novas instalações, porque a “escola estava a ser posta em causa”.

No horizonte está “um plano de futuro para a escola, para servir os alunos, os docentes e toda a comunidade educativa, e onde se insere uma resposta para o alojamento de estudantes. “Ainda recentemente, o Dr. Jorge Conde anunciou que existe já um projeto para concorrer aos fundos PRR ,que consiste na criação de uma residência para 150 alunos em Oliveira do Hospital”, informou. Para o autarca é também, “importante construir pontes para a investigação, inovação e conhecimento aplicada às necessidades do território, valorizando também o papel da incubação e da BLC3 e do nosso tecido empresarial, como parceiro estratégico neste percurso que queremos conjunto”.

“As escolas quando não centrais afastam estudantes e a última coisa que queremos é afastar estudantes”

O trabalho em sintonia com o IPC, foi confirmado pelo presidente Jorge Conde, que, ainda assim, considerou que o processo das novas instalações não está a andar ao “ritmo que gostaria”, já que em setembro do próximo ano, queria estar já a inaugurar a nova escola e “com um ano de atraso”, porque a ESTGOH já atingiu um número de alunos que não cabe nas atuais instalações.

“Mas estamos a trabalhar nisso e a dar passos nesse sentido”, avançou Jorge Conde, para quem “a escola deve fazer cidade”, defendo que “a escola não se pode afastar do centro da cidade”. “Hoje temos uma escola a 20 metros da praça central de Oliveira do Hospital e tudo o que ultrapasse 100 metros é longe. As escolas quando não centrais afastam estudantes e a última coisa que queremos é afastar estudantes”, frisou. Jorge Conde garantiu também que, em matéria de alojamento “estamos a trabalhar nesse sentido, temos identificado o sítio onde gostaríamos de fazer o alojamento e vamos, com certeza concorrer, ao PRR para alojamentos estudantis, este mês” com a possibilidade de adquirir um imóvel e de o transformar numa residência de 150 camas”.

Na ocasião, Jorge Conde considerou ainda que, o que respeita à oferta formativa, a ESTGOH tem cursos a mais, verificando que “muitos cursos não significam solidez, antes pelo contrário”. Na opinião do responsável, a “ESTGOH deve ter mais alunos encaixados em grandes cursos e não é só a ESTGOH, é todo o IPC”.

“A consolidação do corpo docente pela fixação de professores e eliminação da precariedade e promoção dos que estão em condições de ser promovidos”, foi também apreciada pelo presidente do IPC.

De modo geral, Jorge Conde, considera que a ESTGOH é determinante para a consolidação e fixação de saber e de empresas na região. “Se precisamos que a região se desenvolva, precisamos de desenvolver a ESTGOH, de garantir que somos capazes de trazer estudantes para Oliveira do Hospital e fixar alunos. Estamos num território de baixa densidade e queremos ajudar a ultrapassar esse problema”, defendeu.

Na cerimónia ontem realizada, a ESTGOH, presidida por Vera Cunha, prestou a homenagem aos anteriores diretores e presidentes da escola: Francisco Neves, Nuno Fortes, Jorge Almeida e Carlos Veiga.

No final, cantaram-se os parabéns à escola e brindou-se ao seu sucesso. As comemorações dos 20 anos da escola decorrem até maio de 2022 com a realização de várias iniciativas.

redacao

redacao

Leia também

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos
Informação

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos

1 de Julho, 2025
Eptoliva: “Foram 10 anos de muito trabalho e de dedicação plena. Temos ainda um mundo de desafios”
Informação

Eptoliva com inscrições abertas em cursos para todos os gostos

1 de Julho, 2025
Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil
Informação

Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil

1 de Julho, 2025
Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital
Última Hora

Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital

1 de Julho, 2025
Seia celebra São João com o desfile de 10 Marchas Populares
Última Hora

Festas do Concelho de Seia decorrem de 14 a 17 de agosto

1 de Julho, 2025
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz
Informação

Homem detido em Gouveia por tentativa de homicídio em contexto de violência doméstica

1 de Julho, 2025
GNR realiza operação Campo Seguro nas explorações agrícolas e florestais
Informação

GNR realiza operação Campo Seguro nas explorações agrícolas e florestais

1 de Julho, 2025
Município de Seia e CIM Beiras e Serra da Estrela ampliam circuitos de transporte flexível no concelho
Informação

Município de Seia e CIM Beiras e Serra da Estrela ampliam circuitos de transporte flexível no concelho

1 de Julho, 2025
Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa amanhã
Informação

Temperatura desce ligeiramente. Há avisos de tempo quente e perigo de incêndio

1 de Julho, 2025
Carregar Mais
Seguinte
Sábado é dia da Mostra Da Nossa Terra

Sábado é dia da Mostra Da Nossa Terra

PJ  deteve um homem suspeito dos crimes de pornografia de menores e  tráfico de estupefacientes

GNR detém cinco pessoas por furtos a lares de idosos

DESCARREGUE A NOSSA APP

As nossas Freguesias

Vice Versa – o debate político na Rádio Boa Nova

Opinião

João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”
Opinião

Caseiro e atleta José Carlos Pinto integram comissão de honra de Marques Mendes

por redacao
25 de Junho, 2025
0

O jovem lagarense João Pedro Caseiro integra a Comissão de Honra Nacional da candidatura de Luís Marques Mendes à Presidência...

Ler mais
Candidatura “Oliveira, O Motivo” vai estar em debate no Vice-Versa

Candidatura “Oliveira, O Motivo” vai estar em debate no Vice-Versa

17 de Junho, 2025
“Olhando para cima”. Carlos Brito analisa situação desportiva em Oliveira do Hospital e Tábua

Opinião: “Mediocridade – a condição de alguém que podendo fazer o melhor se contenta ao possível”   

14 de Junho, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Opinião: “É importante saber em que é que o candidato do CDS-PP discorda do candidato do PSD”

11 de Junho, 2025

O programa do Agrupamento de Escolas

Um projeto para moldar o futuro digital da Europa

As nossas rubricas

original

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

PODCAST

Pub – Oferta Formativa EPTOLIVA

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

As mais recentes

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos

Município instala abrigos e pontos de alimentação para gatos

1 de Julho, 2025
Eptoliva: “Foram 10 anos de muito trabalho e de dedicação plena. Temos ainda um mundo de desafios”

Eptoliva com inscrições abertas em cursos para todos os gostos

1 de Julho, 2025
Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil

Bandeiras de acessibilidade hasteadas nas praias fluviais do concelho de Arganil

1 de Julho, 2025
Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital

Começou, hoje, o julgamento que envolve ex-dirigentes do Chega de Oliveira do Hospital

1 de Julho, 2025
Seia celebra São João com o desfile de 10 Marchas Populares

Festas do Concelho de Seia decorrem de 14 a 17 de agosto

1 de Julho, 2025
Homem detido por abusar sexualmente da filha menor na Figueira da Foz

Homem detido em Gouveia por tentativa de homicídio em contexto de violência doméstica

1 de Julho, 2025

Pub

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design