Site icon Rádio Boa Nova

Zona Histórica acolheu mais um “Há Festa…” de olhos postos na requalificação

No passado fim de semana cumpriu-se mais uma edição do “Há Festa na Zona Histórica”. Milhares de pessoas acorreram à 7ª edição do evento que…

… desperta para a importância da Zona História e sua potencialização em termos turísticos.

A remeter para os visitantes e comerciantes um verdadeiro balanço do “Há Festa…”, o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços tem a registar as melhorias na organização do evento, com destaque para a realização do 1º salão de clássicos e espaço para crianças. “Chegamos ao fim com o sentimento de que cumprimos os objetivos”, referiu Nuno Oliveira à Rádio Boa Nova notando em particular a missão associada ao evento de “relevar a importância e necessidade de requalificação deste casco histórico da cidade e potencialização turística”.

No terminus da sétima edição, o autarca não esconde a satisfação pela anunciada requalificação da zona histórica, no âmbito do PEDU e para a qual a Junta tem sido chamada a contribuir com ideias e sugestões. Em causa está “uma obra que não se faz de um dia para o outro”, pelo que, acredita Nuno Oliveira, que não será no próximo ano que a festa possa acontecer no renovado espaço. Espera o jovem autarca que aquela zona seja convertida num “centro comercial ao ar livre com valorização do comércio tradicional”, a par da requalificação dos imóveis e estruturas de apoio como linhas de saneamento básico e águas pluviais . Também dever criada uma “nova estratégia de reorganização do trânsito”.

A acontecer a requalificação prevista cumpre-se o objetivo do “Há Festa…” que pretende dar vida nova à zona histórica e “inverter” a tendência de decréscimo populacional. Dados dos últimos censos apontam para cerca de 500 habitantes. Mas, já foram mais!

Exit mobile version