Site icon Rádio Boa Nova

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Depois de uma interrupção no ano passado devido à tragédia, Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, garante que esta edição “é extremamente importante porque é a festa do renascer”.

“É uma festa que nos vai proporcionar o retomar da sequência da Festa da Castanha, que tem tido um êxito muito bom desde o início”, adiantou Carlos Castanheira à Rádio Boa Nova, garantindo que há “uma grande esperança em melhorar o cartaz”.

Para o autarca, esta edição destaca-se também pela oferta de um castanheiro a cada pessoa “até ao visitante número mil”, que significa “a reposição daquilo que é a arte tradicional”. “Para mim, é um fator de extrema importância para mostrar aos visitantes que estamos cá para repovoar novamente as nossas espécies”, explicou.

Quanto ao programa, Carlos Castanheira confessa que o ponto alto do certame acontece no dia 21, no Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, “um santuário muito bonito”.

Na XVI Festa da Castanha não vai faltar animação cultural, artesanato, gastronomia e produtos endógenos. No sábado à noite é inaugurada a exposição de fotografia do concurso “A Castanha em Oliveira do Hospital” e o tradicional magusto noturno.

As atividades desportivas também marcam a edição deste ano, nomeadamente a realização do III Trail do Colcurinho, no segundo dia da festa. Também no domingo acontece a recriação etnográfica do magusto tradicional.

À Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira revelou as novidades do certame, nomeadamente os show cookings para crianças, a visita pedagógica ao Santuário e oficinas dirigidas às crianças e famílias “Da Castanha ao Castanheiro”.

Na Rádio Boa Nova, o autarca deixou o convite: “Venham a Aldeia das Dez. Venham ao Santuário e venham assistir a uma festa que já começa a ser carismática aqui na nossa freguesia. Vão encontrar expositores de diversas atividades. Será uma tarde bem passada”.

E, um ano após o grande incêndio, “a paisagem já começa a regenerar de alguma forma”, acrescentou.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version