O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na última reunião pública, um Voto de Reconhecimento e Louvor à Equipa de Gestão Covid-19, aos profissionais de saúde, bombeiros, IPSS e escolas no “trabalho de mitigação dos efeitos da pandemia”
Ao informar que o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil já se encontra desativado, José Francisco Rolo, presidente do Município, propôs este voto “pelo trabalho feito”, em prol da comunidade oliveirense.
No que diz respeito à Equipa Multidisciplinar de Gestão Covid-19, o autarca destacou o “magnífico trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana”, grupo composto “essencialmente por funcionários da Câmara Municipal, coordenada pelo Engenheiro José Carlos Marques e, numa fase inicial, partilhada com o Engenheiro Rui Pina”. Um reconhecimento que se estende aos funcionários da autarquia responsáveis pela recolha de lixo ao domicílio.
“Fizeram um trabalho de gestão de dados, nomeadamente na identificação de surtos, corte de cadeias de transmissão, sempre em articulação com a autoridade de saúde local para efeitos de isolamento profilático. Trata-se de um conjunto de colaboradores que, permanentemente, atenderam o telefone, deram informações, esclareceram dúvidas e geriram situações de ansiedade. Houve muita pressão”.
Também os profissionais de saúde foram homenageados por “estarem no atendimento a doentes e no processo de vacinação, sem esquecer o papel dos Bombeiros Voluntários que estiveram sempre na linha da frente no acompanhamento e transporte de cidadãos”.
O Voto é também atribuído aos profissionais e dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) “que cuidaram e protegeram os seus utentes e geriram situações de pressão”.
Na sua intervenção, José Francisco Rolo realçou, ainda, o papel das escolas que acabam por “ser um espaço de coabitação de alunos, professores e funcionários”, com “grande circulação de pessoas”. Assim, agradeceu “a forma organizada, ordeira e articulada como se geriu a pandemia nos diversos espaços escolares”.
Apesar de o país e o concelho atravessarem um período de decréscimo no número de infeções por Covid-19, o autarca alertou que “a pandemia ainda não terminou” e, por isso, “os cuidados são para manter, nomeadamente as regras de proteção individual”.