Site icon Rádio Boa Nova

Viseu: Hospital de Campanha no Fontelo suspende atividade devido à diminuição de infetados com Covid-19

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai suspender na quinta-feira o hospital de campanha instalado no pavilhão do Fontelo, em Viseu, por ter diminuído o número de infetados por covid-19.

A informação foi avançada por Vítor Almeida, do Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos e confirmada pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O encerramento é justificado com o aliviar da pressão sobre o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Hospital de São Teotónio.

“O fecho está previsto para quinta-feira, porque os recursos que estão alocados e o número de doentes não justifica agora a presença das equipas médicas com uma meia-dúzia de doentes que já têm alta e estão curados. Portanto, não fazia sentido manter os profissionais”, afirma Vítor Almeida em declarações ao Jornal do Centro.

A Unidade de Internamento do CHTVFontelo recebeu os primeiros doentes em 18 de janeiro e, durante um mês, acolheu mais de 80 doentes.

De acordo com os últimos dados disponíveis, o hospital de campanha do Fontelo acolhe apenas sete doentes Covid. O espaço nunca ficou totalmente esgotado em termos de capacidade, que incluía 60 camas.

Vítor Almeida garante que a estrutura não será desinstalada e que ela vai ficar pronta para reabrir em caso de necessidade. “A estrutura em si deverá ficar operacional como está para ser reativada a qualquer momento e até de uma forma mais precoce”, refere.

Segundo este membro do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos, os hospitais de campanha têm conseguido garantir segurança aos doentes e também funcionar como extensões dos hospitais centrais, “com todas as condições desde a medicação às análises, ao aconselhamento e à enfermagem”.

Vítor Almeida aponta ainda para o que também considera ser uma outra mais-valia do hospital do Fontelo: o facto de a estrutura poder “facilitar a gestão de camas não-Covid”, o que, na visão deste médico, poderá servir de lição para o resto do país.

Já o presidente do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Nuno Duarte, diz em comunicado que a decisão de desativar a estrutura “foi muito ponderada”. “Trata-se de uma estrutura que foi fundamental para gerir a capacidade de resposta à Covid-19, mas com um alívio no número de internamentos é possível suspender a atividade”, acrescenta.

O Pavilhão Multiusos também acolheu uma estrutura de retaguarda para acolher doentes com o novo coronavírus, mas tal necessidade ainda não se tornou uma realidade. Serve agora de local de vacinação.

Fonte: Jornal do Centro

Exit mobile version