Site icon Rádio Boa Nova

Vinte concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, …

… segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Aljustrel, Monchique, Silves, Loulé, S. Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim, Castro Marim (Faro), Marvão e Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Penamacor (Castelo Branco), Sardoal, Mação e Abrantes (Santarém), Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio, exceto Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Porto.

O risco de incêndio no sábado vai ser mais reduzido devido à previsão de chuva em alguns distritos do continente.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao final da manhã no litoral oeste, podendo essa nebulosidade persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Está também previsto vento fraco a moderado de oeste/noroeste, soprando moderado a forte de noroeste no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde e com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/hora).

Nas terras altas das regiões Centro e Sul, o vento soprará moderado a forte de noroeste, com rajadas até 60 km/h, em especial a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda, em Viseu, no Porto e em Viana do Castelo) e os 31 (em Faro).

Hoje, em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam entre os 11 e os 24 graus.

istrito da Guarda em risco extremo de exposição à radiação UV

O distrito da Guarda apresenta hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 Distrito da Guarda em risco extremo de exposição à radiação UV

O IPMA colocou em risco muito elevado de exposição à radiação UV todos os distritos do continente exceto Guarda (extremo) e o arquipélago da Madeira.

O IPMA recomenda em caso de risco extremo que a população evite a exposição ao sol o mais possível.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Exit mobile version