Site icon Rádio Boa Nova

Vila Franca da Beira reclama desagregação da União de Freguesias em ‘abaixo assinado’

Na  localidade de Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está a ser promovido um ‘abaixo assinado’, em defesa da desagregação das freguesias de Vila Franca da Beira e Ervedal da Beira, situação prevista na lei 39/2021.

A recolha de assinaturas teve início neste mês de junho e no documento, os vilafranquenses apelam para que “ Vila Franca da Beira volte a ser uma Freguesia autónoma através de um processo de desagregação da freguesia de Ervedal da Beira e nos termos da Lei vigente”.

“Ter e viver na sua freguesia autónoma, sempre foi um desígnio dos vilafranquenses ao longo de gerações”, lê-se no documento, que recorda que “o desejo e também direito democrático” foram “finalmente consagrados em 1988 com a criação da freguesia de Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital”.

Porém, os vilafranquenses lamentam que “25 anos depois, em 2012/13, com a reorganização nacional do “mapa” das Freguesias, Vila Franca da Beira foi agregada à freguesia de Ervedal da Beira e perdeu a sua autonomia política e administrativa”.

“Foi um processo consumado contra a nossa vontade e também contra o nosso direito democrático à freguesia autónoma de Vila Franca da Beira.  Por isso, contestámos esse processo com convicção embora sem o resultado que almejávamos”, sublinham.

Invocando a “recente Lei nº 39/2021, de 24 de Junho”, segundo a qual “é agora possível” a desagregação de Vila Franca da Beira, a população afirma a sua vontade nesse sentido.

“Apelamos pois para que Vossas Excelências, no âmbito das respectivas atribuições e competências, constituam as condições institucionais mais necessárias a esse efeito”, conclui o ‘abaixo assinado’ que vai ser dirigido aos presidentes da República e Assembleia da República, Grupos Parlamentares, Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Assembleia e Junta de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira.

Exit mobile version