Site icon Rádio Boa Nova

Vila Franca da Beira quer desagregação da União de Freguesias

A vontade expressa de desagregação de Vila Franca da Beira da União de Freguesias (UF) de Ervedal e Vila Franca da Beira marcou, no dia 23 de maio, a “sessão solene evocativa” dos 34 anos da criação da freguesia autónoma de Vila Franca da Beira.

Na iniciativa que decorreu no salão da Junta de Freguesia de UF de Ervedal e Vila Franca da Beira, responsável pela sua organização, foi demonstrado o consenso de se dar início ao processo de recriação da Freguesia “autónoma”, uma situação que é preconizada legalmente (Lei nº 39/2021, de 24 de Junho).

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, João Dinis, ex presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira e membro da Assembleia de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira, recorda que a freguesia de Vila Franca da Beira foi autónoma durante 25 anos até 2012/13, data em que foi “agregada” à freguesia de Ervedal da Beira.

A dar conta do sucedido na sessão solene, o vila-franquense destaca a presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo e da vereadora Graça Silva.

“Pode dizer-se que todos se manifestaram de acordo, tendo por objetivo a abertura do processo tendente para a desejada recriação da Freguesia autónoma de Vila Franca da Beira por “desagregação” em relação à freguesia de Ervedal da Beira”.

Neste âmbito, João Dinis avança que o presidente da Assembleia de Freguesia e o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias “assumiram a rápida convocação de uma sessão da Assembleia de Freguesia para se iniciar o processo, sendo que também o Presidente da Câmara Municipal assumiu dar-lhe a devida e favorável sequência nas autarquias municipais”.

Exit mobile version