Site icon Rádio Boa Nova

Vila Franca da Beira a “caminho de ser freguesia autónoma”

Numa comunicação dirigida à população de Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, o eleito pela CDU na Assembleia de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira, João Dinis, assegura que a freguesia que em 2013 foi agregada ao Ervedal está agora “a caminho de ser freguesia autónoma”.

Na missiva que também foi enviada à Rádio Boa Nova, João Dinis comunica aos vilafranquenses que “a 13 de Março de 2025 saiu em Diário da República a Lei nº 25-A/2025 que veio confirmar a primeira decisão da Assembleia da República em aprovar a desagregação (separação) – em duas Freguesias de novo autónomas – da atual União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e, também, a desagregação de cerca de 300 outras Freguesias mais”.

“Ou seja, praticamente 37 anos depois da primeira criação da freguesia de Vila Franca da Beira a 23 de Maio de 1988, foi agora aberta a possibilidade de recriação da nossa Freguesia autónoma, após um período de cerca de 12 anos em que esteve agregada à freguesia de Ervedal da Beira na atual União de Freguesias”, acrescenta, considerando que “valeu a pena não desistir nunca deste nosso objetivo”.

A lembrar que “a CDU e os seus representantes sempre estiveram e continuam a estar na linha da frente rumo à reposição” da freguesia autónoma, o porta-voz do partido no concelho de Oliveira do Hospital, também reconhece e agradece “o apoio que os Vilafranquenses receberam até agora por parte de outros mais partidos políticos e seus representantes”. Ao mesmo tempo, denuncia “a oposição quase “raivosa” que a separação das Freguesias recebeu do partido Chega que votou contra na Assembleia da República, e da IL- Iniciativa Liberal que além de ter votado contra ainda tentou fazer anular depois a boa Lei da desagregação”. “Só por isso, estes dois partidos não merecem um só voto de Vilafranquenses”, frisa.

Segundo João Dinis, “já está em marcha o processo da desagregação das Freguesias” e, desde já, “vai ser necessário preparar, por cá, o caminho até culminar nas Eleições Autárquicas previstas para fins de Setembro ou início de Outubro deste ano de 2025”.

“Para isso, vão ser criadas duas comissões locais para preparar a transição até ao dia dessas próximas Eleições Autárquicas”, momento em que “se prevê voltar a eleger os nossos representantes diretos para presidente da Junta e para a Assembleia de Freguesia de novo autónoma de Vila Franca da Beira”, lê-se na comunicação.

Até lá, João Dinis reclama junto da Câmara Municipal “apoios especiais à nossa freguesia”, nomeadamente a criação de um “Balcão do Cidadão”e de um “Centro de Celebração do Pastoreio e do Queijo da Serra Tradicionais” no edifício da Escola Primária, tal como o projeto que foi anunciado em Tábua. O porta-voz da CDU nota, de igual modo que também “já tardam algumas obras assumidas pela Junta de Freguesia da atual União de Freguesias”, tal como a “obra de cobertura do Palco no Largo da Capela (já anda para ser feita há 3 anos) e a abertura de uma ruazinha entre a Rua da Escola Primária e a Rua da Arcainha, a passar ao lado do muro do recreio da Escola (virado para a nossa Povoação) e pelo parque de estacionamento do Parque Merendeiro e de Lazer”. “A própria Câmara também deve mandar fazer, como se comprometeu, o passeio de um dos lados da Estrada Nova, entre o cruzamento principal e o cruzamento que dá para o Cemitério.
Entretanto, há a rede de caminhos agrícolas e florestais que é necessário arranjar. A calçada na curva ao Cemitério, está a ficar cada vez pior”, refere ainda no comunicado.

Atendendo à realização de eleições Legislativas já no próximo dia 18 de maio, João Dinis lembra a população que, “entre outras medidas, a CDU está a propor o aumento imediato dos salários, das pensões e reformas, bem como a grande melhoria do SNS Serviço Nacional de Saúde, desde logo com médico de família para todos” . “Também se reclama uma ação política e institucional que procure fazer a paz e não produzir mais armas e mais guerras”, conclui.

Exit mobile version