Esta terça-feira, a partir das 21h00, os comentadores do Vice-Versa, o programa de debate político na Rádio Boa Nova, antecipam a proposta de Orçamento Municipal de Oliveira do Hospital para 2025, ano de eleições autárquicas.
Num debate aceso, Rui Monteiro (PS) prevê um Orçamento com maior volume de despesa, sobretudo com o pagamento de salários a funcionários fruto da descentralização de competências nas áreas da saúde e educação. Perspetiva também um documento que garante a continuidade dos investimentos em curso e que perspetiva obras “estruturantes para o concelho”.
Contra o “empolamento” daquele que venha a ser o próximo Orçamento, Mário Alves (PSD) entende que o Município deve ter a preocupação de incluir o apoio às Instituições que têm em curso obras no âmbito do programa PARES. O antigo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entende também que o documento deve contemplar a “possibilidade de construção do novo estádio com relvado natural para que o FCOH possa jogar no concelho.” Aponta ainda para a importância de recuperação das vias municipais. Mário Alves espera que o documento tenha “alguma dose de realismo”.
No debate semanal da Rádio Boa Nova, Rafael Dias (CDS-PP) aponta também para a importância de o Orçamento contemplar a construção do estádio com relvado natural, a criação de uma “rede de transportes séria” e um projeto de intervenção florestal. Para o jovem centrista a saúde deverá ser “um dos eixos prioritários do Orçamento”, aludindo também para a necessidade de adequação da formação ministrada na Eptoliva às necessidades do território.
Para João Dinis (CDU), o executivo municipal deve “continuar a captar os fundos comunitários” e promover um equilíbrio do investimento na cidade e nas freguesias. “Não deve ser um orçamento eleitoralista”, faz notar o representante da CDU no Vice-Versa, defendendo também a aposta no complexo desportivo em Oliveira do Hospital, nas vias secundárias ao IC6 e a definição do próprio IC6. Inclui ainda a despoluição de linhas de água e a proteção da floresta contra incêndios, entre outras matérias.
Este é mais um programa de debate político a não perder na Rádio Boa Nova, terças às 21h00, em 100.2 FM, na emissão online e na aplicação disponível no seu telemóvel.