Durante as comemorações do aniversário da Guarda Nacional Republicana (GNR), foram apresentadas três viaturas protótipo da nova caracterização, para o dispositivo operacional de trânsito e territorial.
Segundo a GNR, esta nova caracterização visa conciliar a modernidade e um incremento da visibilidade das viaturas operacionais, sempre na salvaguarda da segurança dos militares e dos próprios meios da Guarda, sobretudo em ambiente de fiscalização rodoviária.
“A velocidade é um fator de risco que, para além de aumentar a probabilidade de os acidentes ocorrerem, aumenta, especialmente, a sua severidade ou consequências. Assim, é importante implementar medidas de segurança que permitam mitigar este fator de risco, sendo que uma das formas de alcançar este objetivo é através do aumento da visibilidade da patrulha e dos meios que a constituem, em concreto, dos veículos utilizados”, refere a GNR.
A evolução da caracterização das viaturas operacionais da Guarda “mantém o respeito pela imagem e cultura organizacional, e passará a combinar nas novas viaturas a cor branca de fundo e o reforço das cores refletoras de alta visibilidade laranja/amarela e verde, com maior incidência na parte traseira, permitindo um maior reconhecimento durante o dia e noite, a distâncias elevadas”.