A Fundação de Aurélio Amaro Diniz (FAAD) viu reforçada a sua capacidade de resposta em ambulatório com o apoio da Fundação EDP, que subsidia em 75% os custos de exploração de uma viatura durante três anos.
No âmbito do programa “Mobilidade Solidária”, a instituição obteve aprovação daquela entidade para que possa reforçar a sua presença junto da comunidade com a deslocação de técnicos, à semelhança do que já acontecia com a Unidade Móvel de Saúde. A viatura já está no terreno desde o passado mês de setembro.
De acordo com aquela IPSS, estão a decorrer contactos para que sejam disponibilizados serviços a outras instituições para maximizar a utilidade deste apoio, evitando assim que alguns utentes com dificuldade de mobilidade tenham de se deslocar ao seu Hospital, sempre que tecnicamente seja possível servir as pessoas sem saírem do seu domicílio em toda a área de abrangência.
São exemplo disso as colheitas de produtos biológicos para análises clínicas, pelo que nas idas aos domicílios já efetuadas, os técnicos foram recebidos com muito agrado e também alguma curiosidade.
A viatura, 100% elétrica e identificada com os símbolos da instituição, da Fundação EDP e da Leaseplan, representa uma diminuição dos custos em paralelo com um aumento da oferta dos serviços a prestar pelo Hospital, fator que constituiu o reconhecimento do mérito logo na primeira edição deste programa lançado em julho de 2022 e agora concretizado com a disponibilização de uma das 10 viaturas atribuídas a nível nacional junto de entidades do setor social.
Em conjunto com essa diligência, a instituição regista com agrado a generosa oferta de um imóvel no centro do Seixo da Beira por um benemérito local, que avaliando as dificuldades com que os seus conterrâneos esperam pela Unidade Móvel de Saúde, manifestou o propósito de que aí se instale um posto fixo para melhor atendimento das pessoas daquela freguesia, o que irá acontecer assim que a instituição proceda à adjudicação de obras de beneficiação nesse espaço.