Site icon Rádio Boa Nova

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

 

Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com cerca de meia centena de figurantes no cenário da Bobadela. No domingo, dia de Páscoa, acontece a visita Pascal nas várias paróquias do concelho com uma “surpresa” para cada lar. Na cidade, a visita pascal, realiza-se este ano no domingo de “pascoela”.

 

 

 

 

Um pouco por todo o concelho, a população está envolvida nas celebrações da Semana Santa que tiveram início no domingo, dia 20. Destaque para a procissão do silêncio, uma iniciativa nova, que aconteceu na terça feira na cidade e que juntou muitos fieis. Nesta que é a “semana maior” ou “semana da paixão” a igreja é convidada a “refletir, a rezar e contemplar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de jesus”.  Francisco Prior Claro, diácono da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital explica à Rádio Boa Nova que tal acontece por via da “riqueza das celebrações litúrgicas”. Hoje, quinta feira santa, acontece “a celebração da ceia do senhor e cerimónia do lava pés”. “Toda a noite o santíssimo vai estar exposto no altar maior da igreja”, possibilitando que as pessoas possam passar por lá e rezar.

Amanhã, sexta-feira santa, a Unidade Pastoral celebra a paixão e morte de Jesus. Destaque para a realização da Via Sacra “ao vivo” na Bobadela com cerca de meia centena de figurantes e que é “um momento forte de espiritualidade da nossa unidade pastoral”. “No cenário da Bobadela, no meio das ruínas histórias, teremos oportunidade de viver os passos da vida de jesus desde que é condenado até que é sepultado. É um momento muito belo de oração. Sentimo-nos participantes dos factos que aconteceram há dois mil anos”, conta Francisco Prior Claro.

No sábado, as celebrações incidem nos ofícios pascais e na solene vigília pascal que vai acontecer a partir das 22h30.

No domingo, dia de grande alegria, decorrem as celebrações em todas as paróquias e a visita pascal que, este ano, em plena celebração do jubileu da misericórdia, é inspirada na ação do Papa Francisco. Em cada lar visitado, a Unidade Pastoral vai entregar “uma embalagem de um medicamento” que dá por nome “Misericórdia”, composto por “um terço e um texto explicativo do que é a mensagem de misericórdia”. “É o que o Papa Francisco faz em Roma”, refere o diácono da Unidade Pastoral que acredita “que vai ser uma surpresa muito interessante para muita gente”. No domingo à tarde, a visita pascal vai acontecer em todas as paróquias do concelho, com exceção da cidade, que receberá a visita no domingo de pascoela.

Em plena Semana Santa, Francisco Prior Claro nota um maior envolvimento da população nas celebrações. Uma situação que explica com o que acontece no mundo, em particular com os atentados corridos esta semana em Bruxelas. “Esta semana provou-nos tristemente o quão precisamos de uma renovação espiritual. Estes atentados e a crise de valores nos sugestiona a tudo fazer para mudar o rumo das coisas. A oração pode muito. A paz começa no coração de cada coração pacificado”, refere o porta voz da Unidade Pastoral.

Exit mobile version