Site icon Rádio Boa Nova

Vereador do PSD/CDS-PP “lamenta” que Câmara “não esteja a ser suficientemente eficaz” na limpeza de folhas na cidade

O vereador da Coligação PSD/CDS-PP na Câmara Municipal de Oliveira  do Hospital “lamentou”, na última reunião pública do executivo, que os serviços da autarquia “não estejam a ser suficientemente eficazes e cuidadosos na limpeza das nossas ruas, nomeadamente no que se refere à limpeza das folhas”.

Francisco Rodrigues, referiu-se de modo particular ao “dia em que decorreu o cortejo da semana do caloiro, em que recebemos pessoas de fora do concelho”. “De facto nesse dia, a cidade não estava com a apresentação e com um estado digno para receber as pessoas que vieram a Oliveira do Hospital”. Na opinião do vereador, deve haver um maior cuidado relativamente a essa questão, identificar as razões pelas quais não é possível fazer essa limpeza com maior frequência e, sobretudo, não tenha havido o cuidado de fazer a escolha de um calendário (de limpeza), que pudesse garantir que naquele dia a cidade estava em condições de poder receber os visitantes”.

“Sistematicamente, há anos e anos, as folhas por altura do outono e do inverno caem e, todos os anos, se vive o mesmo desafio de manter as ruas limpas”

Começando logo por fazer “o público reconhecimento aos funcionários da Câmara Municipal que, diária e incessantemente, têm feito um grande esforço para manter as ruas limpas”, o presidente do Município de Oliveira do Hospital esclareceu que as ruas da cidade estão “ladeadas por um conjunto de árvores de folha caduca”. Explicou, por isso, que “sistematicamente há anos e anos, as folhas por altura do outono e do inverno caem e, todos os anos, se vive o mesmo desafio de manter as ruas limpas”.  “Não é por falta de empenho, dedicação e organização. As brigadas percorrem as ruas da cidade a limpar as folhas, inclusivamente, para receber turistas e visitantes”, frisou, sublinhando que da parte do vice-presidente, Nuno Oliveira, tem havido o cuidado de, junto com as brigadas, manter um calendário e um programa de limpeza das ruas, que permita que se minimize o impacto da queda sistemática e diária de folhas caducas na cidade”. Também não tem facilitado, como explicou, “um conjunto de intervenções na cidade, de implementação da rede de gás natural, que tem dificultado algumas limpezas em algumas áreas”.

Em reação, Nuno Oliveira, Vice-presidente, logo esclareceu ao vereador do PSD/CDS-PP que “nunca viveu de imagem” e que a sua preocupação é “transversal a todos”, não se esgotando apenas nas pessoas que “vêm de fora”, mas também aos que cá moram. Sobre a situação do dia da receção ao caloiro, o responsável informou ter contactado o comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital para que “pudéssemos proceder a uma melhor limpeza dos atos levados a efeito”.

Francisco Rodrigues voltou a vincar a sua convicção de que “a limpeza não está a ser feita diariamente,  ao contrário do que acontecia antes”. “Anteriormente, havia sim uma limpeza diária da apanha das folhas, inclusivamente foi adquirido equipamento com aspirador e, todos os dias, era feita a limpeza com aspirador em todas as ruas da cidade, no miolo principal da cidade. Isso não está a acontecer hoje”, afirmou. Francisco Rodrigues não deixou também de apontar o dedo ao pedido que foi feito aos bombeiros para limpeza das ruas, notando que “isso só acontece porque nós temos duas viaturas equipadas com sistema de jato de água, mas que têm as bombas avariadas, há demasiados anos, e nunca ninguém resolveu esse problema”, sustentou.

Exit mobile version