Site icon Rádio Boa Nova

Verbos dos Arguinas: “Não há sentimento de derrota, mas de dever cumprido”

O Município de Oliveira do Hospital agradeceu, ontem ao final da tarde, o apoio que foi dado à candidatura dos “Verbos dos Arguinas”, que ficou em 3º lugar no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

“Obrigado pela ajuda que deram na candidatura”, começou por referir o presidente do Município oliveirense, que logo transmitiu palavras de gratidão  à vereadora da Cultura, Graça Silva, que “foi a grande dinamizadora desde o início” com o apoio da sua equipa.

Diante dos poucos arguinas do concelho, presidentes de Junta de Freguesia, entre outros, José Carlos Alexandrino recordou Vasco de Campos e Francisco Correia das Neves, assim como agradeceu a presença de Jorge Mendes, pelo facto de todos serem autores de escritos sobre o dialeto. O autarca oliveirense destacou de igual modo, o padre António Borges de Carvalho( não estava presente devido a problemas de saúde), que “foi sempre um grande entusiasta”.  A vereadora Graça Silva partilhou, ontem,  que o acarinhado pároco foi quem teve a iniciativa de sugerir à Câmara Municipal a candidatura do dialeto ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Enquanto homem ligado ao desporto, o presidente do Município sabe que “há vitórias que são derrotas e há derrotas que são vitórias”. Por isso, entende que o 3º lugar no concurso foi “uma grande vitória porque a vereadora e toda a equipa queria fazer melhor e passar a outro patamar”. “Não há sentimento de derrota, mas dever cumprido”, sublinhou José Carlos Alexandrino, notando que a participação no concurso foi “um acordar” para este dialeto.

Para além de agradecer o apoio de todos, a cerimónia ontem realizada teve em vista a concertação de ideias que possam dar continuidade a um maior conhecimento dos Verbos dos Arguinas. A possibilidade de ser entregue a uma universidade o estudo sobre a génese do dialeto, a instituição do “Dia do Arguina” ou a criação da “Confraria do Arguina”, foram algumas das ideias partilhadas.

Na cerimónia foram entregues certificados, através dos quais o Município reconhece “o contributo dado, no âmbito da candidatura dos Verbos dos Arguinas às 7 Maravilhas da Cultura Popular, no qual se obteve o Honroso 3º lugar na Fase Distrital, no dia 22 de julho de 2020”.

 

Exit mobile version