Site icon Rádio Boa Nova

Verbos dos Arguinas: “É uma arte ancestral que queremos enaltecer, homenagear e, sobretudo, não deixar ficar esquecida na geração futura”

Os Verbos dos Arguinas, linguagem utilizada antigamente pelos pedreiros do concelho de Oliveira do Hospital, são finalistas regionais, no distrito de Coimbra, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria “Rituais e Costumes”. Os finalistas foram apurados este domingo.

A notícia foi bem recebida pelo Município de Oliveira do Hospital que, na pessoa de Graça Silva, vereadora da Cultura, referiu, em declarações à Rádio Boa Nova que “os Verbos dos Arguinas são “um dialeto um pouco esquecido”. “Quisemos, desta forma, através da candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular, elevá-lo e fazer com que mais pessoas se sensibilizassem para terem acesso a este tipo de dialeto, ou seja, poderem não só conhecê-lo, mas também pô-lo em prática”, explicou.

À Rádio Boa Nova, Graça Silva referiu que outras iniciativas “já antecederam” a esta candidatura, nomeadamente a “criação da Oficina do Território, através de uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, onde foi possível, no âmbito das AEC (atividades de enriquecimento curricular), os jovens dedicarem algumas horas para conhecer este dialeto que pode correr o risco, se não estivermos atentos, de poder ficar apenas na memória ou registado em livros”.

Segundo a responsável, a candidatura é “uma homenagem que o Município quer prestar a estes trabalhadores que, com sacrifício, construíram monumentos e as nossas casas beirãs, como é o caso do edifício da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, feita em granito”.

“Acaba por ser uma homenagem a esses trabalhadores que antigamente, de forma muito árdua, faziam o seu trabalho. É uma arte ancestral que queremos, sem dúvida nenhuma, enaltecer, homenagear e, sobretudo, não deixar ficar esquecida na geração futura”, afirmou.

Esta candidatura “é uma forte aposta para que a região passe a conhecer mais aprofundadamente esta arte”, reforçou Graça Silva, relembrando o seu “grande impulsionador” Francisco Correia das Neves, que editou o livro “Verbos dos Arguinas”, uma espécie de glossário com expressões usadas por aqueles trabalhadores”.

No que diz respeito à candidatura, a vereadora da cultura defende que é um “orgulho chegar a este patamar a nível distrital”.

“Estou muito contente que esta organização das 7 Maravilhas da Cultura Popular e o seu conselho científico tenham reconhecido os Verbos dos Arguinas como um cultura popular de referência e relevância para o distrito de Coimbra”, concluiu.

Os restantes finalistas no distrito de Coimbra são a Arte em Pedra de Ançã (Cantanhede), Colheres de Pau (Arganil), Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis (Góis), Fado de Coimbra (Coimbra), Procissão Festas da Rainha Santa Isabel (Coimbra) e Tecelagem de Almalaguês (Coimbra).

Saiba mais em https://7maravilhas.pt/portfolio/verbos-dos-arguinas/

Foto: Arquivo Rádio Boa Nova

Exit mobile version