Site icon Rádio Boa Nova

“Verão ao Largo” ajudou a combater o isolamento em lares nos concelhos de Seia e Gouveia

Decorreu, nos dias 8 e 9 de agosto, a primeira edição do “Verão ao Largo”, iniciativa do Movimento Estrela Viva (MEV) em parceria com a Academia Sénior de Seia, que consistiu na realização de sessões de cantares tradicionais e outras atividades culturais no espaço exterior de instituições de 3ª idade dos concelhos de Seia e Gouveia.

Os lares de S. Paio, Nespereira, Moimenta da Serra (Gouveia) e Folgosa do Salvador (Seia) foram os primeiros a receber esta iniciativa.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a iniciativa “Verão ao Largo” integra a campanha #VERÃOEMMOVIMENTO, promovida pelo MEV com o objectivo de mitigar as consequências negativas das medidas de combate à pandemia, tanto a nível económico como a nível social, na região da Serra da Estrela. “É imperioso estimular a economia local e apoiar os que mais são afetados pelo isolamento social”, defende o MEV, acrescentando que, através da iniciativa pretendeu-se, recorrendo a parcerias locais, levar a cultura (sob a forma de poemas, cantares tradicionais e outras atividades) aos mais idosos e fragilizados, principalmente os institucionalizados, ajudando a combater o isolamento social a que estes cidadãos se vêem obrigados, agora mais do que nunca.

A ideia foi desde logo muito bem acolhida pelas várias instituições de 3ª idade contactadas e pelo Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior de Seia, cujos alunos se mostraram muito entusiasmados com a possibilidade de fazer algo em prol de uma causa maior que a todos preocupa: o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos das aldeias.

Assim, foi com muita emoção que, nos dias 8 e 9 de agosto, os idosos dos lares de S. Paio, Nespereira, Moimenta da Serra (Gouveia) e Folgosa do Salvador (Seia) receberam a visita de elementos do MEV e do Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior de Seia, nesta que foi uma forma diferente (e segura) de quebrar a rotina do isolamento a que estes cidadãos estão obrigados através de momentos musicais, promovendo-se ao mesmo tempo a partilha de experiências e a intergeracionalidade, valores que urgem ser reforçados, agora mais do que nunca. As sessões decorreram no espaço exterior das instituições de 3ª idade, em articulação com as referidas entidades e em total conformidade com as regras de segurança impostas pela DGS. Face ao sucesso da iniciativa, e perante as várias solicitações recebidas, a organização está a ponderar realizar uma segunda edição do ‘’Verão ao Largo”’ em setembro.

O Movimento Estrela Viva (MEV) é um grupo informal de cidadãos com ligações à Serra da Estrela e regiões limítrofes que surgiu após os incêndios de outubro de 2017 e que se afirma laico, apartidário e sem fins lucrativos. Tem por missão a proteção e valorização do território através de ações de preservação da natureza e de desenvolvimento do meio rural (promoção de produtos endógenos, valorização das comunidades, preservação de valores e tradições), sustentadas em modelos colaborativos e de cooperação com parceiros locais, na capacitação dos cidadãos e segundo uma lógica de desenvolvimento sustentável.

Exit mobile version