A tempestade Nelson já passou, mas abril vai chegar com muita chuva. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se valores de precipitação “acima do normal na primeira semana (de 1 a 7 de abril), com o valor de anomalia de +1 a 60 milímetros para as regiões do Norte, Centro e Alto Alentejo”.
Já nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, esperam-se valores de precipitação abaixo do normal na segunda e terceira semanas de abril. Também são esperados valores abaixo do normal na quarta semana do mês nas regiões centro e sul do país. No que diz respeito a temperaturas, o IPMA prevê valores médios acima do normal (+0.25 a 3°C) para todo o território nas duas primeiras semanas de abril. Mais tarde, na quarta semana do mês, preveem-se valores médios entre 0.25 a 1°C acima do normal.
A semana arrancou ainda com aviso amarelo por causa da neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco, mas os termómetros deverão subir gradualmente ao longo da semana. Esta segunda-feira, as temperaturas vão variar entre 1ºC de mínima na Guarda e os 18ºC de máxima em Faro, Setúbal e Santarém. Coimbra, Porto e Braga não irão além dos 15 graus de máxima.
Esta terça-feira pode contar com chuva, em especial no Norte e Centro, sendo mais frequente e intensa no Minho e Douro Litoral. Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima em todo o continente. Já quarta-feira, conte com céu em geral muito nublado e aguaceiros fracos, mais frequentes nas regiões Norte e Centro, mas também com uma pequena subida da temperatura. As máximas vão estar entre os 18ºC (em Bragança) e os 21ºC (em Leiria, Santarém, Évora e Faro) na generalidade do território. As mínimas deverão oscilar entre os 7ºC em Bragança e os 13ºC no Porto, em Aveiro, em Lisboa e em Faro. A semana já deverá terminar com termómetros acima dos 20 graus – Santarém e Évora podem chegar aos 25ºC na sexta-feira; Braga, Aveiro, Castelo Branco e Beja aos 24ºC; Faro, Lisboa, Viana do Castelo e Viseu deverão ficar-se pelos 21 graus de máxima.
- com Lusa