Site icon Rádio Boa Nova

“Vamos intensificar a fiscalização em relação à qualidade das refeições”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou, hoje, que vai ser intensificada a fiscalização…

… em relação à qualidade das refeições, que estão a ser servidas aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, desde o dia 2 de setembro.

A Rádio Boa Nova tomou conhecimento do descontentamento de vários encarregados de educação relativamente à qualidade das refeições que passaram a ser servidas por uma empresa às crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

Na última reunião pública da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino tornou público que por “imposição legal” a Câmara Municipal se viu obrigada a contratar uma empresa de restauração para assegurar as refeições às crianças, substituindo-se a várias IPSS do concelho que o vinham fazendo e com qualidade. Já naquela reunião, José Carlos Alexandrino chegou a antever que “nunca teremos a qualidade que tivemos”.

Esta manhã, questionado sobre a posição do município face ao descontentamento dos pais relativamente à qualidade das refeições, José Carlos Alexandrino logo clarificou que “a Câmara nunca defendeu esta opção”, e que o que fez foi “buscar um acordo quadro” existente no âmbito da CIM da Região de Coimbra com a empresa em causa, para acelerar o processo, “porque senão ainda não tínhamos refeições”.

Aos pais, o autarca assegura: “vamos intensificar a fiscalização em relação à qualidade das refeições”. Segundo o autarca, está em causa a contratação de 185 mil refeições e “há um caderno de encargos” que tem que ser cumprido.

Passado ainda nem um mês, José Carlos Alexandrino admite que “neste início, a própria empresa não estava preparada para fazer este número de refeições”. “Tivemos que atualizar uma cozinha no Centro Escolar de Nogueira do Cravo, de onde partem as refeições para outras escolas”, disse ainda o autarca.

Para José Carlos Alexandrino “ainda não é a hora de se fazerem grandes balanços”. “Vamos fazer fiscalização, se não estivermos contentes teremos que encontrar outras soluções. Não posso garantir mais do que isso. É preciso dizer aos pais que estamos no início do ano letivo e que há reajustamentos que tivemos que fazer”, disse ainda o autarca.


A propósito desta matéria, o diretor do Agrupamento de Escolas, que hoje acompanhou o presidente da Câmara Municipal numa visita ao Jardim de Infância de Alvôco de Várzeas, disse “estar preocupado para que tudo decorra com normalidade”. “É claro que haverá situações que carecem de algum aperfeiçoamento”, referiu, Carlos Carvalheira, apelando aos pais para que sejam “positivos” e percebam que “as coisas irão melhorar”

Exit mobile version