É já no próximo dia 7 de dezembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Arganil, que vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes.
José Ramos Mendes preparou, ainda em vida, uma coletânea de contos de Natal da sua autoria com a intenção de os vir a publicar um dia, se houvesse oportunidade. A oportunidade chegou agora.
A cerimónia vai contar com a participação do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Arganil, com cânticos da autoria do próprio professor Ramos Mendes.
Recorde-se que José Ramos Mendes nasceu no Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra, frequentou os seminários da Diocese de Coimbra e foi ordenado sacerdote. Paroquiou várias paróquias dos concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil, distinguindo-se como exímio orador sagrado. Tendo pedido dispensa do ministério, prosseguiu como professor em Pampilhosa da Serra, depois em Arganil, para além da colaboração pastoral na paróquia de Arganil, em especial como catequista-coordenador e director do Grupo Coral Litúrgico, para o qual compôs vários cânticos. Foi também Secretário do Conselho Económico de Pampilhosa da Serra e serviu a comunidade em muitas instituições civis do concelho de Pampilhosa da Serra, em especial como Presidente da Assembleia Municipal.
Ramos Mendes colaborou ainda na Rádio Clube de Arganil, tendo mesmo exercido o cargo de director de programas, no jornal A Comarca de Arganil onde escrevia a crónica da semana. Também durante cinco anos foi autor do programa “Palavra de Vida”, na Rádio Boa Nova, no qual comentava a liturgia de cada domingo. A última emissão do seu programa realizou-se em julho de 2016 quando já estava adoentado. Vítima de doença oncológica, Ramos Mendes faleceu a 11 de Setembro de 2016, com 79 anos.