A partir de dezembro, a população com mais de 50 anos inoculadas com a vacina da Janssen irá começar a receber a dose de reforço. Esse processo decorrerá em formato Casa Aberta nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro.
A informação foi partilhada esta tarde pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal, no ministério da Saúde, em Lisboa.
Segundo avançou o governante, na globalidade, estão elegíveis para se vacinar cerca de 250 mil pessoas. “As restantes serão progressivamente agendadas até janeiro”, disse o secretário de Estado adjunto e da Saúde, aos jornalistas.
No mesmo momento, o responsável anunciou que Ministério da Saúde vai rever o plano nacional de saúde de modo a que, até janeiro, se consiga vacinar 2,5 milhões de pessoas com terceiras doses da vacina contra a Covid-19.
Lacerda Sales adiantou que “o plano de vacinação está a ser revisto” e irão ser reativadas “muitas das infraestruturas” de vacinação que já estiveram em funcionamento. Haverá um “reforço de trabalho” em estreita parceria com as autarquias, juntas de freguesa e centros de saúde.
Lacerda Sales garantiu que ontem foram vacinadas mais de 50 mil pessoas com terceiras doses em Portugal.
Na mesma conferência de imprensa, a Diretora Geral da Saúde respondeu a uma questão dos jornalistas sobre a eventual vacinação de crianças. “Como é do conhecimento geral, amanhã a Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai comunicar o seu parecer para crianças entre os 5 e os 11 anos. Esta vacina é uma vacina pediátrica, feita especialmente para esta população. A dosagem não é igual”, salientou a diretora-geral da Saúde.
E acrescentou que “vamos seguir a lógica habitual”. “A EMA publica, nós temos acesso aos ensaios clínicos e aos dados que nos disponibiliza, a comissão técnica de vacinação emite o seu parecer e, depois, anunciaremos o plano da vacinação pediátrica”.