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Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital

Dezenas de utentes, entre os quais crianças, desesperam por uma consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Ontem, o tempo de espera para uma consulta chegou a ser de 10 horas.

Uma falha no sistema informático do Centro de Saúde ocorrida no fim de semana e a que não ficaram alheios outras unidades de saúde da região provocou constrangimentos no atendimento do SAP oliveirense. Porém, desde ontem que os utentes se deparam com a demora no atendimento, ao que tudo indica, devido ao tempo que é despendido pelo clínico de serviço (recrutado por empresa) em cada consulta. Segundo apurou a Rádio Boa Nova, ontem, uma utente que terá efetuado inscrição por volta das 13h00 só foi vista pelo médico cerca de 10 horas depois, ou seja, por volta das 23h00. E, o tempo de espera daquela utente só não foi maior devido à desistência de dezenas de utentes inscritos.

Nesta terça-feira, mantém-se a demora no atendimento, com um tempo médio de espera a rondar as seis horas. O desânimo está, por isso, a tomar conta dos utentes que desesperam por uma consulta de urgência. As queixas têm-se disseminado também pelas redes sociais, com oliveirenses a denunciarem as longas horas de espera por uma consulta.

Contactado pela Rádio Boa Nova, o diretor do Centro de Saúde não escondeu a sua insatisfação pelos constrangimentos que se têm verificado no SAP, decorrentes da falha do sistema informático, mas também da dificuldade de adaptação dos clínicos enviados pela empresa responsável pela contratação de médicos ao serviço que o SAP exige. “Os médicos não são tão rápidos”, comentou o responsável que espera que esta seja uma fase de mudança.

O SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital conta com apenas um clínico a assegurar os episódios de urgência. Álvaro Luís lamenta que a demora no atendimento seja desde há 30 anos “um calcanhar de Aquiles” e, por isso, um problema recorrente.

Até há pouco tempo, o problema do Centro de Saúde residia na falta de médicos encaminhados pela empresa e que obrigava os clínicos afetos ao Centro de Saúde a assegurar o serviço de urgência, deixando muitos utentes privados de consultas de medicina geral e familiar.

Refira-se que os problemas verificados no funcionamento do SAP de Oliveira do Hospital estiveram em análise num reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Álvaro Herdade, responsáveis da Administração Regional de Saúde e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

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