Site icon Rádio Boa Nova

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

… que espera venha ser venerado num santuário com o seu nome.

O domingo da Divina Misericórdia (domingo após a Páscoa) foi definido como o Dia da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Por isso, no próximo dia 23 de Abril, todo o concelho é chamado a participar nas celebrações do Dia da Unidade Pastoral e do Padroeiro da UP- S. João Paulo II.

À espera de mais uma importante manifestação de fé na cidade, António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital faz um balanço positivo do caminho que vem sendo percorrido pela Unidade Pastoral desde o dia 22 de maio – dia de acolhimento de S. João Paulo II como padroeiro do concelho – e não esconde o “sonho” de o atual recinto de S. João Paulo II vir a dar lugar a um santuário com o nome daquele santo. “O nosso sonho é construir ali um santuário, que pode ser uma pequena capela, como pode ser uma igreja. Oliveira do Hospital até necessita de uma igreja nova, podia ser uma igreja que servisse a paróquia, mas com vocação concelhia”, afirmou o pároco, esperando que no próximo ano possa já ali existir “algum espaço”. À RBN, António Loureiro disse que a ideia está a ser trabalhada, mas “implica muitos meios”. “Para já não temos meios. Vamos caminhando”, sublinhou.

O acolhimento de S. João Paulo II ficou, no ano passado, marcado pela inauguração de uma imponente estátua em granito, cujo custo na ordem dos 10 mil Euros foi suportado pelas 31 irmandades do concelho. Um gesto que, no domingo, dia 23, vai ser assinalado com o descerramento de uma placa, no recinto de S. João Paulo II, com o nome de cada uma das irmandades. A apresentação de uma relíquia do Santo também marcou as comemorações, assim como a constituição da Associação de S. João Paulo que conta com mais de 400 inscritos. “A associação apareceu para apoio à devoção a S. João Paulo II e atividades que se possam realizar”, afirmou o pároco. A Associação já recebeu algumas dádivas, entre elas uma estátua de S. João Paulo II, uma relíquia, uma custódia de parta, em forma de oliveira, e vai receber um estandarte processional.


Na primeira celebração anual do Dia da Unidade Pastoral, a cerimónia religiosa acontece, a partir das 9h30 (oração inicial, eucaristia solene e procissão de irmandades) no Parque do Mandanelho, um pouco à semelhança do que aconteceu por ocasião do acolhimento do padroeiro. “Vai ser um momento importante. Oxalá todos os fiéis do concelho possam estar presentes”, frisou.

Exit mobile version