O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.
Até agora, aquele centro era dedicado a estudos de mercado, sondagens de opinião, projetos de marketing empresarial e recolha e tratamento estatístico de dados.
Segundo uma nota de imprensa da universidade, “a extensão da atividade é possível depois da credenciação recentemente atribuída pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC)”.
O Centro, sedeado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) tem vindo, desde a sua criação em 2009, a realizar estudos de mercado e sondagens de natureza comercial e recolha e tratamento estatístico de dados, para entidades diversas um pouco por todo o país.
“Este é um passo em frente numa nova e desafiante área de interesse académico, político e social”, comentou José Albergaria, docente do ISCA-UA, diretor e simultaneamente diretor técnico do Centro.
O CIMAD conta no seu quadro técnico, formado exclusivamente por doutores e especialistas nas áreas de marketing, gestão, economia, psicologia e estatística, com dois antigos diretores de centros de pesquisa de mercado e opinião e possui instalações dedicadas especificamente à realização de estudos de opinião por inquérito telefónico (Call Center equipado com CATI — Computer Assisted Telephonic Interviews).
Além disso, acrescenta José Albergaria, “todos os seus membros estão, pela experiência prática, familiarizados com estudos de opinião e de mercado e o respetivo tratamento e análise dos dados e resultados”.
De acordo com aquele responsável, o Centro iniciará a nova fase da sua atividade com um estudo dedicado à autarquia aveirense”.
com:lusa.pt