Site icon Rádio Boa Nova

Universidade da Beira Interior suspende aulas. Politécnico da Guarda suspende atividades extracurriculares

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai suspender as aulas, a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, como medida preventiva contra a propagação do surto de Covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UBI especifica que ficam suspensas “todas as atividades letivas presenciais” e que encerra espaços desportivos, bares e a maioria das cantinas, com exceção da Cantina de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Cantina de Santo António.

A UBI esclarece ainda que foi “anulada a interrupção letiva da Páscoa para eventual recuperação de aulas presenciais, caso a situação sanitária o permita”.

Além disso, durante a interrupção das atividades letivas, é solicitado que os docentes usem as ferramentas ‘online’ disponíveis para acompanhamento dos trabalhos, “minimizando os impactos pedagógicos da suspensão”.

Também foram suspensas todas as saídas de serviço internacionais e a “UBI aconselha os alunos com residência em Portugal Continental a regressar a suas casas, evitando saídas do país durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas”.

A Associação Académica da UBI também optou por adiar a realização da semana académica, que deveria decorrer entre os dias 25 e 28 de março.

Por sua vez, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decidiu suspender todas as atividades extracurriculares e ativou o Plano de Contingência.

“Todas as feiras, congressos, jornadas, conferências e outras iniciativas públicas foram suspensas até data indeterminada”, refere o IPG em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Segundo o IPG, “serão ainda canceladas ou adiadas as deslocações, em especial em áreas de transmissão ativa, quer nacional como internacional, dando preferência a meios de trabalho à distância”.

Também no âmbito das medidas tomadas, “as reuniões presenciais científicas ou outras com elevado número de participantes estão a ser substituídas por videoconferência”.

A fonte acrescenta que as aulas de forma presencial serão mantidas “até indicação contrária do Governo”, mas adianta que a instituição está a “reforçar outras medidas de prevenção”.

O IPG, que possui três escolas superiores na Guarda e uma em Seia, também definiu em todas as unidades orgânicas uma área de isolamento “com o objetivo de restringir o contacto direto entre indivíduos e permitir um distanciamento social de eventuais casos suspeitos, relativamente aos restantes funcionários”.

No despacho assinado pelo vice-presidente Carlos Rodrigues determina-se igualmente a interdição ao público externo do IPG a alguns espaços, designadamente a piscina, o pavilhão gimnodesportivo, a biblioteca e o ginásio da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

Exit mobile version