Site icon Rádio Boa Nova

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

… de alojamento – Casas de Campo, Turismo de Habitação e Agro-Turismo -, que foram apoiadas pela Associação em toda esta Região, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ADIBER adianta qye nos meses de verão foram registadas “mais de cinco mil dormidas nas 20 pequenas unidades que possuem a marca LEADER / ADIBER”. Números que demonstram “o quão correta estava a aposta efetuada na definição da Estratégia Local de Desenvolvimento em 2008, a qual definiu como prioritário o aumento da capacidade de alojamento e a qualificação e diversificação da oferta turística deste Território, trabalho complementado com a promoção efetuada através das presenças conjuntas e concertadas nas várias edições da BTL, em Lisboa”.

Miguel Ventura, presidente da Adiber não tem dúvida de que, hoje,  “a Beira Serra está dotada de uma importante rede de alojamento nas diversas modalidades de Turismo no Espaço Rural, com uma oferta de excelência que começa a ser reconhecida no exterior”. A estas associam-se “outras unidades que recentemente abriram as suas portas, que no seu todo vieram colmatar uma lacuna que causava forte constrangimento ao desenvolvimento do sector, estando actualmente apta a responder às maiores exigências da procura”.

“No entanto, estes números também demonstram que existe um enorme espaço de progressão em termos de crescimento, pois a capacidade disponível ainda é suficiente para acolher um maior número de visitantes, pelo que atualmente se colocam novos desafios que contribuam para a consolidação da Beira Serra como um destino turístico de referência”, regista ainda.

Para o presidente da ADIBER, “aumentar a atratividade e o período de estada dos visitantes por um maior número de dias e reduzir os impactos negativos da sazonalidade da procura, devem constituir-se como fatores de motivação para os empresários que acreditaram no potencial instalado e que pretendem obter o retorno dos seus investimentos”.

Lembra que “foi esta realidade que esteve na génese da estratégia a implementar pela ADIBER no âmbito do DLBC/LEADER, a qual preconiza uma aposta em áreas como a gastronomia (restauração e produtos locais de qualidade), a animação turística, a valorização do património e das tradições e a ligação a redes já consolidadas como as Aldeias Históricas ou as Aldeias do Xisto, de forma a potenciar ganhos de escala e dimensão, sobretudo ao nível da promoção da Região junto dos mercados turísticos”.

No Dia Mundial do Turismo, a ADIBER felicita “todos os atores locais que contribuíram para alcançar estes resultados, que já representam muitos postos de trabalho e riqueza, os quais fazem um esforço assinalável para que este território se possa afirmar num sector altamente competitivo, como é o Turismo”. “Perante estes estimulantes sinais, continuamos empenhados para que a Beira Serra seja efetivamente um Território “+IN”, conclui.

Foto topo: Quarto Casa de Baixo, Alvôco de Várzeas

Exit mobile version