Depois de ter acolhido mais de uma dúzia de cursos breves e de pós-graduação, desde a sua inauguração (em dezembro de 2022), o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF) vai receber no próximo ano letivo, 2024/25, os primeiros cursos conferentes de grau: uma Licenciatura, em Biologia Marinha, e dois Mestrados, em Inteligência Artificial e em Computação Musical e Design de Som.
Além de virem alargar a oferta formativa da Universidade de Coimbra (UC), em áreas emergentes, os novos cursos estendem também essa oferta a um novo domínio geográfico, a Figueira da Foz, “colocando esta cidade num eixo central e dinamizador não só da Universidade de Coimbra, mas também de toda a região Centro”, como refere o Coordenador da Oferta Formativa do CUCFF, Miguel Pardal.
A nova Licenciatura em Biologia Marinha, integrada no Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, “representa um marco, pois assume a importância do mar como área estratégica de desenvolvimento da própria UC e de toda a região Centro”, acrescenta o Professor Catedrático. “A UC passa agora a ser uma das poucas instituições nacionais a ministrar uma Licenciatura em Biologia Marinha. Esta nova Licenciatura representa uma aposta estratégica no novo Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, visando uma maior coesão territorial e desenvolvimento em toda a região Centro”, sublinha.
A primeira licenciatura do CUCFF – com um plano curricular inovador, focado na Biologia, Ecologia, Gestão dos Recursos Biológicos, Poluição, Aquacultura, Alterações Climáticas e Conservação, e interdisciplinar (com unidades curriculares de Direito e Economia) – terá 40 vagas anuais.
Simultaneamente, são lançados os Mestrados em Inteligência Artificial e em Computação Musical e Design de Som, ambos integrados no Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, e com 20 vagas anuais (cada).
“Os cursos a funcionar no Campus da Figueira da Foz serão muito diversos nas suas áreas de especificidade, dando um caráter transversal às formações, para que os alunos saiam preparados para os desafios cada vez maiores da nossa sociedade. As diferentes áreas do saber coexistirão neste novo campus em formações com forte pendor interdisciplinar, sendo de esperar mais cursos em áreas muito distintas”, resume Miguel Pardal.
Todos os cursos serão ministrados na Quinta das Olaias e nas instalações do antigo terminal rodoviário da Figueira da Foz, que está a receber obras de requalificação, para a construção de laboratórios de apoio ao ensino prático da Licenciatura em Biologia Marinha.