Site icon Rádio Boa Nova

“Uma árvore que dá chouriças”: Cambeiro na aldeia da Carvalha, em Oliveira do Hospital, dá origem a reportagem

Fotografia: José Fonseca Fernandes / Expresso

O Cambeiro de São João Baptista, que há mais de 20 anos se organiza na pequena aldeia da Carvalha, na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, motivou o interesse do jornal Expresso, que publica esta quinta (23) uma reportagem multimédia, em exclusivo digital, onde entrevista quem deu origem à tradição e aqueles que podem um dia vir a continuá-la.

O evento consiste num peditório e leilão para a manutenção da capela local, com a particularidade de as oferendas serem penduradas numa árvore, o famoso cambeiro. Numa altura em que o despovoamento aflige a povoação com pouco mais de 40 habitantes, o semanário relata o aparente paradoxo entre uma tradição que atrai cada vez mais gente e uma localidade que tem cada vez menos pessoas para a poder levar por diante. Recorde-se que este evento foi um dos pontos destacados na candidatura vencedora da Carvalha a Aldeia dos Sonhos, que conquistou em 2020.

A reportagem, da autoria dos jornalistas Pedro Miguel Coelho, José Cedovim Pinto e José Fonseca Fernandes, intitula-se ‘“Um dia isto acaba”, mas por enquanto há uma árvore com chouriças e carne na Carvalha: chama-se cambeiro e a colheita faz-se uma vez ao ano’ e pode ser lida na íntegra em https://expresso.pt/multimedia/2025-01-23-um-dia-isto-acaba-mas-por-enquanto-ha-uma-arvore-com-chouricas-e-carne-na-carvalha-chama-se-cambeiro-e-a-colheita-faz-se-uma-vez-ao-ano-ed40f5b6.

Com este trabalho feito no concelho de Oliveira do Hospital, o Expresso iniciará o desenvolvimento de novas reportagens sobre tradições e celebrações locais, e diz aos leitores que “está à procura de celebrações, acontecimentos e momentos importantes nas comunidades por todo o país”. Apela a quem saiba de alguma que envie “um e-mail para redes@expresso.impresa.pt e conte a história”.

Exit mobile version