Site icon Rádio Boa Nova

“Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida” (com vídeo)

É já no próximo domingo, dia 26 de maio, que inicia mais uma edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que decorre até 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral.

Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital e responsável pela organização do certame referiu que o objetivo é promover a aquisição do livro e hábitos de leitura. “Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida”, assegurou.

Às portas do certame, que conta com a participação de mais de 50 editoras, mais de 500 títulos e mais de cinco mil livros, Graça Silva desafiou hoje, em direto no noticiário das 12h00, toda a população a “acompanhar a programação da Feira do Livro até ao dia 29 de maio, das 10h00 às 22h00”, garantindo que está preparado um programa “muito vasto e diverso dirigido a todo público, focando sempre a aquisição de livros, para que o livro possa continuar a ser um amigo, um aliado, um elemento não esquecido, uma oferta, uma prenda, uma lembrança e um ótimo companheiro da nossa vida”. Aos que “leem pouco”, a responsável assegura que “um livro continua a ser um bom companheiro da nossa vida e tem sempre muito para nos contar e para nos dizer”.

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital vai decorrer na tenda instalada no Largo Ribeiro do Amaral e tem inauguração prevista paras as 14h30, pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, que nessa tarde dará também as boas vindas ao autor nacional Francisco Moita Flores que vem apresentar, pelas 16h00 o livro “O Mistério do Caso de Campolide”. Este será o “Livro do Dia” no arranque da Feira do Livro que, ao longo dos quatro dias, reúne um conjunto vasto de iniciativas, entre oficinas experimentais promovidas pela BLC3, exposições, jogos, pinturas faciais e modelagem de balões, entre outras iniciativas. O encontro dos autores do concelho também marcará o primeiro dia da Feira do Livro.

No dia 27 de maio, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos e do Secundário, entre as várias iniciativas previstas, destaca-se às 15h00, a apresentação do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova, por ocasião do 33º aniversário da estação e que reúne um conjunto de notícias e fotografias alusivas ao grande incêndio de 15 de outubro de 2017 e capacidade de recuperação dos oliveirenses após a tragédia. Este livro foi escolhido pela organização, como o Livro do Dia.

“Roubar ao Mar” da autora Carmen Zita Ferreira é o livro que se destaca a 28 de maio, dia dedicado ao 1º Ciclo, dia que entre outras iniciativas se destaca a sessão de entrega dos Diplomas aos candidatos certificados pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No último dia do certame, 29 de maio, dedicado ao Pré-Escolar, destaca-se “Dois Dedos de Conversa” de Carmen Zita Ferreira, enquanto “Livro do Dia”.

Em cada ano, a preocupação do Município vai no sentido de “melhorar” a organização da Feira do Livro, mantendo porém a tónica no incentivo ao comércio local. “Vamos ter connosco a Meio Mundo e a papelaria Nova Pérola, mas temos que nos preocupar em ter livros diversificados, contando com 12 expositores ”. À Rádio Boa Nova, Graça Silva notou que há já “um conjunto de editoras que reconhecem a nossa feira e que vão estar como expositores”. A vereadora ambiciona por isso a expansão da feira “a nível regional, para que possamos ter também maior diversidade de livros”.

Conheça aqui toda a programação da Feira do Livro

 

Exit mobile version