Eram 17h06 quando os bombeiros foram acionados para um incêndio rural na localidade de Vila Seca, freguesia de Ázere e Covelo, no concelho de Tábua. Um corpo foi encontrado carbonizado dentro de um veículo na estrada entre Vila Seca e São Simão.
O incêndio foi rapidamente extinto mas no combate às chamas ainda estiverem cerca de 100 operacionais, apoiados por 20 viaturas e 5 meios aéreos.
Em declarações à Mouros TV, Rui Leitão, comandante dos Bombeiros Voluntários de Tábua, adiantou que à chegada dos meios, a maior preocupação foi “controlar a cabeça do incêndio”, uma vez que à distância de “500 metros” encontrava-se um lar.
Segundo o responsável, no perímetro da área ardida, que estima em um hectare, foi encontrado um veículo “tomado pelas chamas” e no seu interior, ao volante, “uma vítima mortal”.
De acordo com Rui Leitão, a Polícia Judiciária esteve no local a fazer a peritagem para reconhecer a “causa” do incêndio, nomeadamente se o incêndio apanhou desprevenido o condutor do veículo ou se a viatura se despistou, começou a arder e consequentemente provocou o incêndio.
Segundo a Centro TV, “o vereador da Proteção Civil da Câmara de Municipal Tábua adiantou que “supostamente o senhor ter-se-à despistado”. “O carro presumivelmente incendiou-se e o fogo alastrou para a floresta”, acrescentou. António Oliveira explicou que os bombeiros foram chamadas para o incêndio rural e acabaram por encontrar o carro com o corpo no interior.
A vítima mortal é Virgilio Tiago, de 78 anos, residente na Lajeosa, no concelho de Tábua. Esteve emigrado no EUA durante anos e tinha regressado a Portugal no início do ano.