Site icon Rádio Boa Nova

“Um Cardeal da Cultura, um Homem Gentil …e meu Amigo!”

“Um Cardeal da Cultura, um Homem Gentil
…e meu Amigo!
Estes primeiros dias do ano parecem dias amaldiçoados, tal é a continuidade das más notícias.
O nosso fim está sempre anunciado, mas quando acontece é uma merda!
Há pouco soube que perdi um Amigo. Um Homem ímpar que me dedicava a gentileza de gostar de mim. E como Ele era gentil.
O Dr. António Simões Saraiva foi, provavelmente, a pessoa que me ensinou de forma incontornável, que sem Cultura e sem Educação não vivemos, existimos.
Foram tantas as conversas e os ensinamentos, no seu gabinete, na Rádio, na Sua casa no Ervedal, ao telefone desde Lisboa…
A sua interpretação na peça “A Ceia dos Cardeais” ainda hoje me acompanha: o Dr. Saraiva era um vulto da Cultura.
O Dr. Saraiva ajudou-me tanto e em tantos projetos em que participei em Oliveira do Hospital e na região, que lhe perdi a conta e o tamanho do reconhecimento e do agradecimento. Era um Amigo: Meu, da Rádio, da Cultura, do Ser solidário.
A sua resposta era sempre Sim. E de todos os Sim que me deu, só um ficou para sempre adiado: ele tinha “medo” do que as pessoas iriam dizer sobre a sua estória de vida, escrita por mim. Não aconteceu. Não acontecerá.
Neste instante sinto um lamento indizível de não ter passado mais tempo com ele e de nos últimos tempos o sortilégio da vida nos ter afastado demasiado.
Há cerca de 10 anos fiz com ele uma conversa na Rádio Boa Nova inesquecível, no âmbito da iniciativa “25 anos, 25 nomes”. E guardo até hoje no coração, algumas das coisas que me disse em Off.
Há quase 5 anos pedi-lhe um último sim.
– Não lhe peço mais nada!, disse-lhe.
Queria que Ele estivesse presente na Gala dos 3O anos da Rádio, dado ser um nome incontornável dos últimos 30 anos de Oliveira do Hospital, para receber o “Micró” dos “30 Anos, 30 Nomes, 30 Marcas”. O Dr. Saraiva não faltou, nunca me faltou, apesar de ser evidente o esforço que o corpo já lhe exigia.
Quase no fim da gala, chamou-me e perante os meus olhos cansados mas felizes, disse-me ao ouvido: Você faz falta a Oliveira, faz Aqui falta.
Foi uma noite em que escutei muitas palavras bonitas, mas nem uma me tocou tanto como estas do meu Amigo Dr. Saraiva.
– Sabe Dr. Saraiva, o seu conhecimento, a sua educação, o seu exemplo é que fazem falta. A mim…e a Todos Nós.
Um Eterno Abraço. Obrigado”

Vítor Neves

Exit mobile version