“Um Cardeal da Cultura, um Homem Gentil
…e meu Amigo!
Estes primeiros dias do ano parecem dias amaldiçoados, tal é a continuidade das más notícias.
O nosso fim está sempre anunciado, mas quando acontece é uma merda!
Há pouco soube que perdi um Amigo. Um Homem ímpar que me dedicava a gentileza de gostar de mim. E como Ele era gentil.
O Dr. António Simões Saraiva foi, provavelmente, a pessoa que me ensinou de forma incontornável, que sem Cultura e sem Educação não vivemos, existimos.
Foram tantas as conversas e os ensinamentos, no seu gabinete, na Rádio, na Sua casa no Ervedal, ao telefone desde Lisboa…
A sua interpretação na peça “A Ceia dos Cardeais” ainda hoje me acompanha: o Dr. Saraiva era um vulto da Cultura.
O Dr. Saraiva ajudou-me tanto e em tantos projetos em que participei em Oliveira do Hospital e na região, que lhe perdi a conta e o tamanho do reconhecimento e do agradecimento. Era um Amigo: Meu, da Rádio, da Cultura, do Ser solidário.
A sua resposta era sempre Sim. E de todos os Sim que me deu, só um ficou para sempre adiado: ele tinha “medo” do que as pessoas iriam dizer sobre a sua estória de vida, escrita por mim. Não aconteceu. Não acontecerá.
Neste instante sinto um lamento indizível de não ter passado mais tempo com ele e de nos últimos tempos o sortilégio da vida nos ter afastado demasiado.
Há cerca de 10 anos fiz com ele uma conversa na Rádio Boa Nova inesquecível, no âmbito da iniciativa “25 anos, 25 nomes”. E guardo até hoje no coração, algumas das coisas que me disse em Off.
Há quase 5 anos pedi-lhe um último sim.
– Não lhe peço mais nada!, disse-lhe.
Queria que Ele estivesse presente na Gala dos 3O anos da Rádio, dado ser um nome incontornável dos últimos 30 anos de Oliveira do Hospital, para receber o “Micró” dos “30 Anos, 30 Nomes, 30 Marcas”. O Dr. Saraiva não faltou, nunca me faltou, apesar de ser evidente o esforço que o corpo já lhe exigia.
Quase no fim da gala, chamou-me e perante os meus olhos cansados mas felizes, disse-me ao ouvido: Você faz falta a Oliveira, faz Aqui falta.
Foi uma noite em que escutei muitas palavras bonitas, mas nem uma me tocou tanto como estas do meu Amigo Dr. Saraiva.
– Sabe Dr. Saraiva, o seu conhecimento, a sua educação, o seu exemplo é que fazem falta. A mim…e a Todos Nós.
Um Eterno Abraço. Obrigado”
Vítor Neves